SESAP RN faz balanço sobre regionais de Saúde do Estado

Durante coletiva de imprensa, secretário adjunto de Saúde falou sobre hospitais do RN responsáveis pelo tratamento de pacientes com sintomas de Covid (Imagem: Reprodução)

A situação das Unidades Regionais que integram a Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP RN) foi abordada hoje, 1º, durante coletiva de imprensa realizada em Natal. Na ocasião, o secretário adjunto de Saúde, Petrônnio Spinelli, avaliou as quatro regiões que estão atuando no tratamento de pacientes com sintomas do Covid—19 – Região Metropolitana, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó e informou medidas adotadas.

O secretário afirmou que o Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, que tem oito leitos, terá expansão de novas vagas na próxima semana. Dentro do próprio hospital há espaços preparados para ampliar o número de leitos e a intenção é, segundo ele, no mínimo, dobrar a quantidade.

De acordo com Spinelli, o Cleodon está recebendo atenção especial nesse momento porque quando se analisa a proporção de pessoas internadas graves e oferta de leitos, Pau dos Ferros é o que representa maior risco.

Com relação ao Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes, em Caicó, Spinelli afirmou que a unidade possui folga relativa em relação à oferta de leitos críticos.

Petrônio Spinelli mencionou a gravidade da pandemia em Mossoró. “A epidemia ela está muito mais forte em Mossoró. O número de óbitos, o número de pacientes graves em Mossoró, se você fizer uma análise das principais cidades do Nordeste com confirmados, com pessoas graves de Covid, você vai se surpreender”, disse o secretário adjunto.

Segundo ele, por essa razão existem parcerias necessárias para a abertura de leitos, como a existente entre o Governo do Estado, Ministério Público, Justiça Federal, Prefeitura Municipal e APAMIM. O secretário afirmou que nesta sexta-feira, 1º, foram abertos dez leitos de UTI contratados no Hospital São Luiz, administrados pela APAMIM e financiados pelo Estado, Prefeitura e pela Justiça Federal. A unidade terá capacidade para até 35 leitos críticos e total de 100 leitos, abertos progressivamente.

“O Hospital São Luiz vai ajudar muito o Tarcísio Maia, porque uma parte das pessoas que estavam em investigação, que precisavam ficar isoladas tinham que ficar no hospital de urgência da região”, disse, lembrando que o Tarcísio recebe pacientes de diversas outras patologias. “É importante que ele seja, na medida do possível, poupado de pacientes travando no isolamento leitos que podem e precisam ser ocupados por outras patologias”, acrescentou.

De acordo com o secretário, o Hospital Rafael Fernandes terá participação na soma geral de leitos Covid em Mossoró. “Os equipamentos complexos para atendimento covid no Hospital Rafael Fernandes chegaram”, afirmou, acrescentando que a Sesap está lotando novos trabalhadores para que o Rafael Fernandes tenha essa participação.

Com relação a Natal, Spinelli mencionou as estruturas para atendimentos a pacientes com sintomas do novo coronavírus. “Nós tivemos avanços importantes, primeiro, com a abertura do Hospital da Polícia, nós estamos abrindo dez leitos. Nós já temos equipamentos chegando no Hospital da Polícia para ampliar esses leitos críticos com uma Semi-Intensiva em poucos dias teremos mais, pelo menos, dez leitos críticos no Hospital da Polícia”, disse o secretário. Segundo ele, a unidade pode chegar a 25 leitos.

Ainda de acordo com Spinelli, hoje o Hospital Giselda Trigueiro possui 25 leitos com respiradores para Covid.

Além disso, em parceria com o Ministério Público, a Prefeitura de Natal e o Hospital Onofre Lopes, uma enfermaria do Giselda Trigueiro, destinada a outras patologias, será deslocada para o Hospital Onofre Lopes, para abrir espaço para mais leitos de covid no Giselda. O Hospital Universitário também concedeu respiradores para a Prefeitura de Natal.

Em paralelo, está em andamento uma chamada pública para contratação de 100 leitos de UTI nos hospitais provados. “Esse pagamento desses hospitais é na lógica de credenciamento. A diferença é que o Estado só pago os leitos ocupados e regulados”, afirmou.

O secretário falou ainda sobre a importância da articulação dos Estados e municípios, chamou a atenção para necessidade de cuidados de idosos, através da Estratégia de Saúde da Família e falou sobre a união em defesa da Saúde Pública e do controle da pandemia.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto