Vacinação em Mossoró contempla novos grupos

Foto: Wilson Moreno

Em Mossoró, a vacinação contra a Covid-19 contempla a partir de hoje (03) gestantes e puéperes com comorbidades. A vacinação do novo grupo, assim como as pessoas com comorbidades diversas, ocorre nas unidades básicas de saúde. Enquanto isso, a segunda dose da Coronavac e a imunização de pessoas com Síndrome de Down e com deficiências é aplicada no ginásio do SESI.

Devido a pouca quantidade de doses do imunizante do Butantan a aplicação hoje só atende aos idosos que haviam tomado a primeira nos dias 25, 26 e 27 de março.

“Recebemos apenas 480 doses de Coronavac no final de semana para a segunda dose. Receberão a dose idosos de 60 anos ou mais que estão com 11, 10 ou 9 dias de atraso. Estamos vacinando conforme orientado pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde”, explicou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

A mãe da economista Ana Luzia Gurgel conseguiu tomar a segunda dose da Coronavac. Para a felicidade da filha que estava preocupada com a perda do prazo. Ela elogiou a organização vista no ginásio do SESI: “Está muito organizado. Eu até esperei que ia passar o dia aqui na fila e em 40 minutos mamãe já tomou a segunda dose vacina”, disse Ana Luzia.

Mossoró Vacina: 2.042 doses no fim de semana

No último final de semana, a campanha Mossoró Vacina teve 11 unidades básicas de saúde abertas. Foram aplicadas 2.042 doses, a maioria em pessoas pertencentes ao grupo das comorbidades da faixa etária de 55 anos ou mais, ou seja, com diabetes, hipertensão, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, cerebrovascular e ainda, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida e com doenças renais crônica.

Estas comorbidades se juntam aos dois primeiros grupos das comorbidades que começaram a ser vacinados na semana passada com doses da vacina Astrazeneca/Oxford: pessoas com deficiência e com Síndrome de Down.

Fonte: Secom/PMM.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto