Vereador não faz nada ou você que não acompanha a política?

Vereadores trabalham e muito (Foto: Edilberto Barros/CMM)

Uma máxima do debate político local é a constatação clichê de que os vereadores não fazem nada. Percebo que a frase é dita sempre com ar de superioridade e com aquele jeitão de cidadania de fila de banco.

O clichê sempre tem o endosso de gente que está de olho numa vaguinha na Câmara Municipal que sempre dá um jeitinho de pôr na conta do legislativo as responsabilidades do executivo.

“Cadê os vereadores?”, bradam.

Eu respondo. Os vereadores estão todos os dias nas ruas, nos gabinetes, levando pessoas nos próprios carros para atendimento nos hospitais ou indo nas secretarias cobrar ações do executivo.

Os vereadores da oposição estão fiscalizando e denunciando os desmandos da gestão municipal.

Eles estão todas as terças e quartas-feiras debatendo os problemas da cidade e apresentando leis.

Agora eu pergunto: e você? Acompanha realmente o que um vereador faz? Sabe quais são suas atribuições? Já foi a uma audiência pública ou assistiu uma sessão da TV Câmara Municipal?

Tenho minhas críticas a subserviência de nossa edilidade em relação ao poder executivo ou da desarticulação dos oposicionistas, mas é uma extrema injustiça dizer que os vereadores não fazem nada.

Sair repetindo clichês feito papagaios é preguiça política e intelectual. Podemos e devemos cobrar mais dos vereadores, mas usando as expressões corretas.

Compartilhe:

Comments

comments

2 opiniões sobre “Vereador não faz nada ou você que não acompanha a política?

  • 15 de outubro de 2019 em 20:11
    Permalink

    Bruno em parte você têm razão mas a grande maioria dos vereadores realmente não fazem nada , as sessões são sempre muito desfalcadas todas as sessões têm vereadores doentes ,essa história de dizer que eles passam o dia levando pacientes para o hospital regional também é mentira ,nas ruas eles não estão parece até que eles não moram aqui , existem outros fatos em que a população abomine os vereadores, se eles não existissem não fariam falta.

    Resposta
  • 26 de julho de 2020 em 12:35
    Permalink

    Levar o cidadão para o hospital é função da assistência social da prefeitura e não do vereador. Se o vereador faz esse procedimento já está realizando campanha política.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *