XI REFERENDO MICROFONE BRAILLE: Momento de Crescimento da Inclusão de Pessoas com Deficiência

Thiago Fernando de Queiroz*

Entre os dias 29 e 30 de novembro, o município de Recife no estado de Pernambuco, estará realizando o XI Referendo Microfone Braille, evento esse que tem a finalidade de abordar sobre os aspectos das garantias, dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, bem como homenagear pessoas ou entidades que tenham um impacto social na promoção da dignidade da pessoa com deficiência em todo o país.

O evento foi criado pelo radialista pernambucano Domingos Sávio Muniz da Fonseca no dia 04 de dezembro de 2009, sendo realizado primeiramente no anfiteatro da Câmara de Vereadores da cidade de Cubatão-SP, passando por diversas cidades no Brasil; e, agora a cidade de Recife sedia pelo segundo ano consecutivo esse evento que vem fortalecer a luta das pessoas com deficiência no Nordeste e no Brasil.

O estado do Rio Grande do Norte já teve uma pessoa homenageada no Referendo Microfone Braille, ao qual foi no ano de 2018; o jovem Thiago Fernando de Queiroz, que é pessoa com deficiência visual e é sócio da Associação das Pessoas com Deficiências Visuais de Mossoró – ADVIMOS, recebeu a honraria mediante suas pesquisas na área de inclusão e direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

 Nesse ano, o Pesquisador Thiago Queiroz volta ao evento Referendo Microfone Braille, porém, desta vez não para ser homenageado, mas, como palestrante, onde ele abordará o tema: “Participação da Pessoa com Deficiência na Política: Como Atuar Sendo uma Pessoa com Deficiência? ”.

 A devida honraria dada a uns dos membros da ADVIMOS propiciará que alguns dos membros da entidade estejam no evento em Recife este ano, e, o objetivo principal é obter conhecimentos acerca da audiodescrição, visto que por lei, a audiodescrição deveria ser proporcionado em eventos, mas, no estado do Rio Grande do Norte, praticamente nem se fala em audiodescrição.

Para entender melhor sobre o que é audiodescrição, vale ressaltar ao que diz o Parágrafo Primeiro do Artigo 1º da Instrução Normativa nº 116, de 18 de dezembro de 2014, onde vem explanar que:

  • 1º. Entende-se audiodescrição como uma narração adicional roteirizada, em língua portuguesa, integrada ao som original da obra audiovisual ao à sua versão dublada, contendo descrições das ações, linguagem corporal, estados emocionais, ambientação, figurinos, caracterização de personagens, bem como a identificação e/ou localização dos sons.

A audiodescrição de alguma forma permite que a pessoa com deficiência visual passa entender no que está no ambiente de uma apresentação, bem como ter ciência das expressões faciais de um artista ou palestrante em um evento, ainda mais, a audiodescrição permite que a pessoa com deficiência visual tenha noção de como as pessoas estão vestidas e como são elas, alta ou baixa, cabelos claros ou escuros, a cor dos olhos e entre outros aspectos.

É um fato que a audiodescrição permite que a pessoa com deficiência visual absorva uma informação com mais realidade, por isso, que os membros da ADVIMOS estão se organizando para irem a Recife aprender mais sobre a audiodescrição e lutar para que este recurso chegue ao município de Mossoró e no estado do Rio Grande do Norte.

Para tanto, a direção da ADVIMOS estará buscando apoios e trabalhará para conseguir levantar o valor necessário para levar alguns de seus membros para o XI Referendo Microfone Braille. Assim, esperamos que a ADVIMOS consiga os recursos necessários para que possam trazer esses conhecimentos ao nosso estado.

É hora de promover a inclusão para as pessoas com deficiência, portanto, na luta pela inclusão: Juntos somos mais fortes!

*É Pesquisador dos Direitos e Inclusão de Pessoas com Deficiência

Compartilhe:

Comments

comments

2 opiniões sobre “XI REFERENDO MICROFONE BRAILLE: Momento de Crescimento da Inclusão de Pessoas com Deficiência

  • 11 de novembro de 2019 em 09:49
    Permalink

    Parabéns pela causa abraçada. Que você Thiago Queiroz possa contagiar muitas pessoas com seus esclarecimentos na busca pela inclusão das pessoas com deficiência. Saiba que sua missão apenas começou. Terás um longo caminho pela frente. Mas tenha a certeza que Deus está contigo! Seu texto é bastante esclarecedor e informativo. Avante!🙌

    Resposta
  • 11 de novembro de 2019 em 21:47
    Permalink

    Muito obrigado de coração, fico até sem palavras!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *