“A gente pode até não concordar, mas respeita”, diz prefeito ao analisar decreto

Prefeito afirma que sugestões dele não foram acatadas (Foto: Secom/PMM)

Blog Maricélio Almeida

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), afirmou que respeita a decisão do Governo do Estado em instituir medidas mais duras para promover o isolamento social e evitar o avanço do coronavírus no Rio Grande do Norte, apesar de não concordar com o novo decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT). O documento estabelece o fechamento das atividades não essenciais no período de 20 de março a 2 de abril.

Segundo o gestor mossoroense, várias sugestões foram apresentadas ao Poder Executivo estadual no sentido de que fossem adotadas medidas menos impactantes para a economia. “Nós apresentamos uma série de ideias, de medidas, sugestões ao Governo do Estado, inclusive da classe produtiva que nós recebemos no nosso gabinete, no Palácio da Resistência, e levei tudo para a governadora, não só eu, como também a Federação dos Prefeitos do Rio Grande do Norte apresentou sugestões”, disse.

Allyson destaca que o novo decreto é totalmente impositivo. “O Município é obrigado a seguir o decreto, porque ele é impositivo. Já houve decretos do Estado com algumas recomendações aos municípios, esse não, ele é totalmente impositivo, ele obriga de fatos os municípios a fazerem”, relatou o prefeito, acrescentando:

“Coloquei o nosso Comitê Municipal para se reunir com o Comitê Estadual, trabalhamos de várias maneiras para tentar que a gente pudesse ter um decreto que causasse o menor dano possível a nossa economia, infelizmente nós tivemos esse decreto por parte da governadora, a gente pode até não concordar, mas respeita. Os poderes são independentes entre si, e a legislação é muito clara: vale o decreto que é mais restritivo. Existe um decreto do Governo do Estado que é muito restritivo, então cabe ao município de Mossoró realmente seguir essa imposição por parte do decreto estadual”, concluiu.

RELEMBRE

No último dia 11, a classe produtiva de Mossoró apresentou ao prefeito Allyson Bezerra termo de compromisso com as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia da Covid-19 para que o comércio pudesse funcionar cumprindo todas as ações necessárias de prevenção.

O documento foi entregue ao chefe do Executivo pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Stênio Max; o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Michelson Frota; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), Vilmar Pereira, e o superintendente do Partage Shopping Mossoró, Leandro Boteiro.

Entre as medidas citadas pelo documento estava a Lei Seca durante a semana das 20h às 6h e em tempo integral aos domingos, bem como a prorrogação do funcionamento dos supermercados para que não haja superlotação em horários de picos.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto