Álvaro perde batalha da opinião pública sobre toque de recolher, mas tem apoio popular para defender tratamento sem comprovação científica

Álvaro Dias perde na disputa pelo toque de recolher, mas segue forte entre os eleitores (Foto: José Aldenir/Agora Imagens)

Pouca gente se deu conta, mas a pesquisa Consult divulgada pela Tribuna do Norte trouxe uma derrota significativa para o prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) em sua cruzada negacionista contra as medidas de restrições sociais: 56,75% apontam o toque de recolher estabelecido pelo Governo do Estado como certo e 7,13% como muito certo.

Trocando em miúdos: 63,6% aprovam as medidas tomadas pela governadora Fátima Bezerra (PT) que foram combatidas abertamente por Álvaro com medidas que não tinha qualquer respaldo jurídico como ficou claro em decisão tomada pelo desembargador Ibanez Monteiro determinando que em Natal prevelece o decreto estadual por ser mais restritivo.

Em outro item da pesquisa 64,13% dos natalenses se mostraram favoráveis ao funcionamento bares e restaurantes em horário restrito como medidas de combate à covid-19.

A Tribuna do Norte tentou vender a ideia de que a população é contra fechar o comércio, mas a notícia desmente a manchete mostrando que na verdade a população é majoritariamente favorável à restrição das atividades.

A tese de Álvaro, que chegou a ser debatida numa controversa audiência de conciliação, foi derrotada jurídica e politicamente.

Por outro lado, a população de Natal não faz liga entre as medidas do Governo do Estado e a postura negacionista do prefeito. Para 42% dos entrevistados o município adotada uma política positiva de combate à covid-19 contra 35.5% do Estado.

Parte do sucesso neste quesito passa pela credibilidade dos protocolos de tratamento precoce sem comprovação científica tem entre os natalenses. A ideia defendida por Álvaro Dias tem o endosso de 70,13% dos natalenses. O número é próximo da aprovação da gestão do prefeito que é 70,6% contra 42,5% da governadora e 35,88% do presidente Bolsonaro.

Álvaro perdeu a guerra da opinião pública no confronto dos decretos, mas é popular e segue abraçado com o negacionismo.

Leia as matérias da Tribuna do Norte

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/exclusivo-maioria-da-populaa-a-o-de-natal-a-contra-o-fechamento-do-coma-rcio-revela-pesquisa/505251

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/aprovaa-a-o-a-lvaro-tem-70-6-fa-tima-42-5-e-bolsonaro-35-8/505292

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto