Carta aos empresários: vocês querem que o comércio feche?

Rejeitar o passaporte vacinal é o caminho para fechar o comércio (Foto: Cedida)

Senhores empresários, autodeclarados heróis do empreendedorismo, pagadores de impostos que se sacrificam para sustentar o estado opressor e benevolentes geradores de postos de trabalhos vocês são cidadãos acima do bem e do mal, exemplos de virtude.

Mas o que está acontecendo com vocês? Por onde anda a luta para fazer a roda da economia girar? As tentativas de boicote ao passaporte da vacina promovida pelas entidades patronais não combina com as virtudes de vocês.

O passaporte da vacina deveria ser cobrado desde o início da vacinação. É a vacina quem permitiu que nos aproximássemos da normalidade, mas ainda existem uns 20% que insistem em querer não se vacinar. Isso sem contar os que tomaram apenas uma dose por puro desleixo.

A variante ômicron assusta pela alta transmissibilidade e isto pressiona o sistema de saúde expondo os não vacinados ao risco. No momento em que escrevo esta carta (10h42 do dia 28 de janeiro de 2022) 65% dos leitos críticos do Estado estão ocupados por pacientes acometidos por covid segundo o site Regula RN.

Ontem o LAIS/UFRN divulgou um estudo mostrando que 86% dos óbitos registrados no Rio Grande do Norte são de pacientes não vacinados, subindo para 94% se incluirmos os que não completaram o esquema vacinal. Sem contar que os internados com esse perfil totalizam 84%.

O passaporte da vacina é a medida mais eficaz para incentivar as pessoas a se imunizarem. Os números são insofismáveis: a procura pela primeira dose aumentou 347% desde que a exigência do documento foi adotada, conforme estudo divulgado pela Tribuna do Norte.

Os impostos que vocês pagam não podem ir pelo ralo. Só no RN mais de 40 mil doses de vacinas se perderam porque pessoas deixaram de se vacinar.  Quase 32 milhões de doses de vacinas da Janssen estão prestes a se vencer em São Paulo, neste caso por omissão do Ministério da Saúde.

Abandonem as crenças bolsonaristas que só trazem morte e atraso. Cobrar se o cliente se vacinou pega bem para seu negócio. Segundo pesquisa divulgada pelo Blog do BG 80% dos potiguares acreditam na vacina e 77% apoiam a cobrança do passaporte.

Empreendedor bom é empreendedor pragmático. Vejam onde está a maior oportunidade de negócio.

Apostar no passaporte da vacina é o mais inteligente a se fazer antes que o comércio feche de novo.

Depois não adianta reclamar do estado opressor!

Bruno Barreto,

28 de janeiro de 2022

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto