Casos confirmados de Covid-19 passam de 40 mil um dia antes da continuidade na retomada da economia

Coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Secretaria da SESAP-RN, Samara Pereira Dantas, informou dados recentes sobre a pandemia no RN ( Imagem: Reprodução)

O número de casos confirmados acumulados do novo coronavírus chegou a 40.324 e o Estado registra 1.432 óbitos com confirmação da doença. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 14, pela coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde Pública do Estado (SESAP-RN), Samara Pereira Dantas, durante entrevista coletiva realizada em Natal.

São 54.131 casos suspeitos e 63.000 descartados. 186 óbitos estão em investigação no Rio Grande do Norte.

Como informado na manhã desta terça-feira pelo Blog, com base em dados do RegulaRN, a taxa de ocupação média dos leitos críticos do SUS destinados ao tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19 era de 83,9%.

Segundo o RegulaRN, às 14h09 desta terça o índice médio de ocupação havia passado para 85,5%.

Na Região Metropolitana a taxa de ocupação média era de 90,4%. No Hospital de Campanha de Natal, Hospital Memorial São Francisco, Hospital Municipal de Natal e Hospital Rio Grande 100% dos leitos estavam ocupados; a taxa de ocupação era de 96% no Hospital Giselda Trigueiro, 92,3% no Hospital Colônia João Machado, 90,9% no Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM), 83,3% no Hospital Luiz Antonio, , 70% no Hospital Maternidade Belarmina Monte, 60% no Hospital Maternidade do Divino Amor e 30% no Hospital Regional Alfredo Mesquita.

No Oeste do Estado 85,9% dos leitos contavam com internamentos. Em Mossoró a taxa de ocupação era de 90,7%, com 94,1% dos leitos do Hospital São Luiz e 85% dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia ocupados. Em Pau dos Ferros, 60% dos leitos do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade estavam ocupados.

No Seridó, o percentual de leitos ocupados no Hospital Regional Telecila Freitas Fontes era de 80%.

A região do Mato Grande tinha 100% de ocupação dos leitos do Hospital Manoel Lucas de Miranda e dos leitos do Hospital Regional de João Câmara.

Taxa de ocupaçaõ de leitos observada às 14h09 desta terça-feira (Fonte: RegulaRN – SESAP – LAIS)

Às 14h09 desta terça-feira, oito pacientes aguardavam regulação para leitos críticos e 15 esperavam por leitos clínicos.

Em todo o Estado havia 40 leitos críticos disponíveis e 14 bloqueados.

15 pacientes com perfil de leito crítico e seis com perfil de leito clínico aguardavam transporte.

De acordo com Samara Dantas, houve redução no tempo de transporte sanitário.

Segundo ela, em todo o RN 655 pessoas com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, estão internadas em leitos públicos, privados e filantrópicos, sendo que 342 pessoas estão em leitos críticos.

A coordenadora da Rede de Atenção à Saúde comentou que é importante que a população e os municípios, em conjunto, mantenham as medidas de distanciamento, de proteção à vida, aos idosos, aos pacientes crônicos, às pessoas com deficiência e a população mais vulnerável.

Secretário Carlos Eduardo Xavier, lembra que pandemia não passou (Reprodução)

Secretário de Tributação fala sobre continuidade da retomada econômica

O secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, participou da coletiva e falou sobre a continuidade da retomada das atividades econômicas no Estado. Ele afirmou que o Estado vai dar sequência esta semana à segunda fração da fase 1 e à primeira fração da fase 2.

“Objetivamente falando são estabelecimentos de até 300m², aqueles estabelecimentos comerciais que ainda não estavam autorizados a funcionar, com portas para rua, e na primeira fração da segunda fase as academias funcionando sem ar condicionados, com ventilação natural”, informou.

De acordo com o secretário, talvez esse seja o momento mais desafiador para a sociedade. Ele comentou que os números reduziram como fruto da desaceleração do crescimento da pandemia e da expansão de leitos. Segundo o secretário, o Estado ainda tem, até amanhã, a perspectiva de abertura de até 15 leitos que deve reduzir mais a ocupação por leitos críticos.

Carlos Eduardo Xavier afirmou que ontem, 13, o Governo do Estado publicou quatro portarias que regulamentam protocolos da retomada das atividades econômicas.

O secretário falou sobre a necessidade de cumprimento dos protocolos estabelecidos, “Efetivamente, nós não vencemos essa pandemia ainda. Nós ainda estamos no meio dela e é fundamental que haja o comprometimento da população, dos empresários, dos trabalhadores dos estabelecimentos que estão sendo abertos, que esses protocolos sejam efetivamente cumpridos”, disse, acrescentando que são necessárias medidas como controle de entrada, uso de máscaras, cumprimento da quantidade de pessoas de acordo com a metragem dos estabelecimentos e disponibilização de álcool em gel.

De acordo com o secretário, o Pacto pela Vida inicia um momento de adentrar nos estabelecimentos para verificar se itens de segurança estão sendo cumpridos.

Carlos Eduardo Xavier também falou sobre a necessidade de compreensão para que em futuro próximo não tenha que toar medidas como parar o processo de retomada ou de retorno às fases anteriores, se os números sanitários assim indicarem.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto