Casos de dengue em Mossoró zeram no mês de outubro

Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde constata que, no mês de outubro, Mossoró não notificou nenhum novo caso de dengue. No mesmo período do ano passado, 26 casos da doença foram notificados, sendo dois confirmados. Os números mostram que as ações promovidas pelo Poder Executivo local têm alcançado os resultados esperados.

“Os dados enviados até o momento para o Sistema Nacional de Informação de Agravos e Notificação apontam que nenhum novo caso de dengue foi registrado em Mossoró no mês passado, o que caracteriza um avanço significativo quanto à prevenção da doença, em relação aos períodos anteriores”, enfatiza Teresa Cristina, coordenadora do Programa de Combate à Dengue.

Mesmo diante dos números positivos, a Secretaria de Saúde continua intensificando o trabalho de conscientização e orientação nas comunidades, para que a cidade não enfrente um aumento nos casos de dengue a partir da chegada do verão, em dezembro. “Medidas simples, como não deixar água parada, fazem toda a diferença. As pessoas devem continuar atentas para evitar a proliferação do mosquito”, acrescenta Teresa Cristina.

Para o próximo ano, a Secretaria Municipal de Saúde já preparou um Plano de Combate à Dengue, que inclui integração de todos os setores da saúde municipal para o caso de epidemia da doença. Outro diferencial para 2016 é o estudo internacional do qual o município participará. O resultado desse estudo possibilitará ações ainda mais eficazes e alertará a saúde municipal, precocemente, sobre possíveis surtos a partir da análise de fatores climáticos.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto