Checagem de fatos: vereador realmente está sem receber salário?

Vereador recebe sim salário por sua atuação parlamentar (Foto: arquivo)

O vereador Francisco Carlos (PP) propôs um desconto de 30% dos salários dos parlamentares municipais para contribuir ao fundo de combate e prevenção ao novo coronavírus. Logo surgiu uma reação na Internet acusando o parlamentar de fazer caridade com o chapéu alheio.

Motivo: ele não recebe salários como vereador. Procede?

Vamos aos fatos: em 2013 quando assumiu o cargo de vereador pela primeira vez, Francisco Carlos (na época no PV) anunciou que estaria abrindo mão dos salários. A mídia rosalbista vendeu a ideia como um gesto altruísta. Mas não era bem assim e este operário da informação desvendou o mistério para o Jornal O Mossoroense mostrando que o parlamentar acumulava salários como servidor de carreira do município e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ele não poderia receber os três salários e teve que abrir mão de um deles.

Essa situação prosseguiu durante toda legislatura anterior. Só que nesta, o vereador fez diferente. Ele abriu mão do salário de servidor da Prefeitura de Mossoró e passou a receber os subsídios de parlamentar acumulados com o de professor universitário.

Conferimos no Portal da Transparência da Câmara Municipal e lá consta que o vereador recebe os R$ 12.600 como seus demais colegas.

Então não procede que Francisco Carlos não recebe salário de vereador.

Nota do Blog: somente Sandra Rosado (PSDB) não recebe salário como vereadora. Por ser aposentada como deputada federal ela não poderia acumular o benefício com o subsídio de vereadora.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto