Como um desgaste administrativo pode mudar a percepção dos fatos

Em 2017, início da gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) o Blog do Barreto realizou uma enquete perguntando qual a maior enganação da política mossoroense.

O resultado foi de 53,42% para o mico do santuário de Santa Luzia proporcionado por Francisco José Junior.

A reforma do Nogueirão teve 22,46%.

A enquete ainda tinha outras duas alternativas: reativação dos voos no Aeroporto Dix-sept Rosado (19,45%) e a falácia de Mossoró ser a capital da cultura (4,67%).  O primeiro problema foi sanado, o segundo não ecoa mais nos dias de hoje.

Dois anos depois, exatamente em um mês de abril, o quadro é diferente. A falsa promessa de reforma do Nogueirão é mais lembrada que o mico do santuário (59%x41%).

Claro que uma enquete não tem valor científico, mas a reação popular mostra bem o contexto atual. Há dois anos a gestão desastrosa de Francisco José Junior ainda estava viva na memória e Rosalba iniciava a quarta passagem pelo Palácio da Resistência com a mensagem de esperança de que só ela sabia fazer Mossoró dar certo.

Hoje, a gestão do ex-prefeito ainda é lembrada como exemplo ruim, mas Rosalba acumula desgaste. Francisco José Junior exerce o direito de ser esquecido longe da capital da Oeste e o abacaxi está com a sucessora.

Daí o episódio do Nogueirão ocorrido em outubro de 2011 ser mais citado que o da santa, um mico de 2016.

Veja o resultado da enquete de 2017 AQUI

Veja o resultado da enquete de 2019 AQUI

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto