Criminosos se aproveitam de crise na segurança do Rio Grande do Norte para aplicar o golpe do pix

Aproveitando-se da onda de ataques terroristas promovidos pelas facções criminosas do Estado, um grupo estelionatários está aplicando golpes do pix por meio de ameaças.

Por meio de nota a Secretaria Estadual de Defesa Social informa que em caso de contatos com ameaças é preciso ficar alerta por se tratar de um golpe. “Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel, ou estabelecimento comercial será incendiado, ou alvo de disparos de arma de fogo, e para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um GOLPE!”, avisa. “Os golpistas têm se aproveitado do atual contexto para impor o pânico e, inclusive, disseminar supostas ‘ordens’ para fechamento do comércio em algumas regiões. O mais comum tem sido a exigência de transferência de valores via PIX. Não o faça!”, recomenda.

A Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social recomenda que ao recebe o contato acione as autoridades policiais. “O cidadão que for alvo desse tipo de tentativa criminosa deve acionar imediatamente as autoridades, através dos telefones 190 e 181 para atuação das polícias quanto à investigação. Trata-se de crime de estelionato, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos. Não faça qualquer transferência, acione a polícia!”, orienta.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto