Da série “CandidatX, o que você pensa sobre isso?”

Por Carolina Rosado*

Quando se perde o trato pessoal, toda sua capacidade técnica vai pra o lixo. Um bom profissional em qualquer área, nunca pode esquecer que antes de tudo ele é um ser humano. Trabalhar com o “crime” como se diz, pelo fato de eu ser advogada criminalista, faz você perceber coisas que apenas muitos anos de reflexão e vivência trazem. Consigo compreender quem fala “bandido bom é bandido morto”, porque nossa cidade está entregue ao poder das facções criminosas, a população parece que nem sabe de sua existência, quando já são traficantes que ditam regras em bairros de Mossoró, que está por sinal, mapeada pelo crime, com coisas do tipo “tal bairro é PCC, tal bairro é RN”. Como consigo entender a crueldade e o massacre do sistema carcerário brasileiro. Tanto para o interno como para os agentes. Como para as família. Ambiente inóspito. Desumano para quem está na cela e fora dela. São cerca de 15 internos para 1 agente (não tenho certeza desse dado, mas alguém da Mário Negócio pode me ajudar). Nossa cadeia faz pena. O estado não dá a mínima para pessoas que arriscam suas vidas 24 horas. E essa vai ser a maior verdade jogada na sua cara hoje: colocar gente na cadeia é recrutar pessoas para as facções criminosas, porque ou você escolhe um lado ou você morre. É a lei do cão. A gente perdeu a guerra contra às drogas. Nosso modelo hoje é corrupto, sujo, desumano, despreparado, negligente, esquecido. Dos candidatos no meu Facebook convido-os a um debate. O que você pensa sobre a nossa polícia sobre drogas?

Vamos marcar e eles estão livres para manifestar sua posição.

Você que acha que querem matar nossa polícia, você está certo!

Você que acha que o estado falha com o apenado, você está certo também!

Perceba, o problema não são nossas pautas. São os políticos que não trabalham por elas. Nós que pensamos diferente não somos inimigos. Afinal, votando em quem for, o que a gente quer é uma economia forte, saúde, segurança, educação, emprego, artigo 5 cumprido bebê. Sem mais. É hora de dar a cara a tapa. Estamos cansados de políticos, lhes falta credibilidade. Direita e esquerda agora só tem vontade de colocar uma bomba no congresso e vê-lo explodir literalmente. Mas, você precisa do meu voto, esse assunto é importante pra mim e aí?

Segurança pública, combate às drogas, polícia, internos, presídio, traficante, usuários, legalização, aumento de pena. O que você candidato vai fazer?

Que comecem os jogos.

*É advogada com atuação na área criminal.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto