Deputados escolhem estrutura e desprezam a opinião pública

WhatsApp Image 2018-01-19 at 12.53.01

A maioria dos deputados estaduais do Rio Grande do Norte ao votarem a favor dos saques ao Funfir fizeram uma escolha simbólica entre a estrutura de campanha e o voto de opinião.

O 14 x 9 pró-saque ao Funfir de Robinson Faria (PSD) deve se repetir em outras votações polêmicas como as que atingem os servidores estaduais em cheio.

A pressão dos sindicatos encurrala os deputados que apostam no voto de opinião e os leva a se alinhar com os interesses dos servidores estaduais. A pressão dos caciques políticos e da classe empresarial leva um outro grupo de parlamentares a se alinhar com os interesses do governador.

Esse segundo grupo de deputados está mais preocupado com a estrutura. Estamos em um ano de eleição com financiamento público de campanha, o que aumenta o peso das lideranças políticas nas decisões. Além disso, o caixa 2 com ajuda de empresas não pode ser descartado vide a nossa história política. Quem aposta no peso econômico para vencer eleições não pode bater de frente com tem o poder.

Quem aposta pela via do voto de opinião sabe dos riscos financeiros que está correndo.

Confira com cada deputado votou na autorização dos saques ao Funfir:

Contra: Getúlio Rego (DEM), Carlos Augusto Maia (PSD), Márcia Maia (PSDB), George Soares (PR), Kelps Lima (Solidariedade), Gustavo Fernandes (PMDB), Larissa Rosado (PSB), Hermano Morais (PMDB) e Fernando Mineiro (PT).

A Favor: Vivaldo Costa (PROS), Gustavo Carvalho (PSDB), Cristiane Dantas (PCdoB), Albert Dickson (Pros), Jacó Jacome (PSD), José Adécio (DEM), José Dias (PSDB), Raimundo Fernandes (PSDB), Galego Torquato (PSD), Dison Lisboa (PSD), Souza (PHS), Ricardo Motta (PSB), Ezequiel Ferreira (PSDB) e Tomba Farias (PSB).

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto