Durante a pandemia Albem precisa suspender acolhida de albergados

Albergue de Mossoró está funcionando com expediente administrativo (Foto: Web/ Autor não identificado)

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Albergue de Mossoró (ALBEM) suspendeu o recebimento de albergados. A medida é adotada desde o início de indicação do período de isolamento social.

O diretor do Abem, Edson Oliveira, conta que quando iniciou a pandemia teve o cuidado de checar com o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Hospital Maternidade Almeida Castro, Hospital São Luiz e com o setor do Hospital Wilson Rosado que atende pelo SUS e as direções dessas unidades informaram que o recebimento dos pacientes estaria suspenso.

Com base nisso, considerando que 85% dos recursos humanos do Albergue é formado por voluntários e que 40% deles está inserido nos grupos de risco (idade, diabetes) e levando em conta que, por receber acompanhantes de pacientes de quatro hospitais o risco seria quadruplicado, o Albergue suspendeu o recebimento de pessoas e os atendimentos estão reduzidos ao administrativo.

De acordo com o diretor, o Albergue fica aberto das 8h às 11h e das 14h às 17h, para o funcionamento do bazar, tendo em vista que algumas despesas continuam sendo geradas mesmo sem o recebimento de albergados, como contas de água e telefone, além de fornecer informações às pessoas que cheguem ao local. No setor, apenas voluntários que não fazem parte do grupo de risco.

Edson Oliveira comenta que, semanalmente, mantém contato com os hospitais.

Enquanto o funcionamento normal não é retomado, ele diz que está pensando na receita e comenta que a pandemia levou a pensar na necessidade de alternativas por parte das instituições.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto