E se?

Por Bruno Soares*

E se tivéssemos Ciro, Marina, Lula, Boulos, Amoêdo ou Cabo Daciolo eleitos em 2018? E se tivéssemos uma pessoa honrada, séria, capacitada, bem intencionada, inteligente, humana e gentil na presidência? E se os veículos de comunicação, judiciário, igrejas, robôs, fake news e o lado mais obscuro da extrema direita não tivessem ajudado a eleger o Jair?

E se as instituições voltassem a funcionar em plenitude? E se o Estado Democrático de Direito existisse? E se a Constituição Federal não tivesse suas páginas rasgadas dia após dia desde o golpe contra a presidenta Dilma?

E se Bolsonaro fosse impedido de continuar atropelando o povo brasileiro e a democracia? E se Rodrigo Mais colocasse em votação as dezenas de pedidos de abertura de impeachment? E se houvesse a aceitação do Congresso? E se Mourão assumisse a presidência? E se o projeto nefasto do bolsonarismo continuasse? E se os militares não estivessem alinhados com essa velha política? E se o TSE cassasse a chapa? E se Maia assumisse? E se tivéssemos novas eleições?

E se vivêssemos um só dia sem uma declaração chocante? E se não tivéssemos mais ações imorais ou ilegais do governo e seus ministros? E se o pleno emprego voltasse, a vida das pessoas melhorasse e a economia decolasse?

E se tivéssemos combatendo o novo coronavírus com seriedade? E se a gravidade da doença não fosse minimizada? E se os recursos, estrutura, pessoal e equipamentos estivessem sendo devidamente fornecidos?

E se a esperança de um Brasil livre do neofascismo brotasse? E se o desassossego com o futuro do país acabasse? E se a ignorância, negacionismo, fanatismos, perseguições, ataques e hipocrisia desaparecessem? E se nossos símbolos nacionais não fossem mais maltratados?

E se os nossos sonhos de um país justo, sério, honrado e desenvolvido voltassem a fazer nossos olhos brilharem?

*É jornalista.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto