Enem impresso será aplicado em 17 e 24 de janeiro de 2021

Cronograma de provas foi informado nesta quarta-feira, 8 (Foto: Isto É)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, no caso da versão impressa, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro para que os que realizarão a versão digital do Exame. O anúncio foi feito hoje, 8, durante uma coletiva de imprensa no Ministério da Educação, em Brasília, pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel.

A entrevista contou com a participação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Lopes

A reaplicação do Enem será nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os resultados devem ser divulgados no dia 29 de março de 2021, conforme informado na coletiva.

No período de 20 a 30 de junho, MEC e INEP promoveram uma enquete com três opções de datas de provas sugeridas aos candidatos inscritos no ENEM. 1.113.350 pessoas, o que equivale a 19,3% dos inscritos no Exame, participaram da votação, segundo havia informado o próprio MEC.

Do total de inscritos que respondeu à enquete, 553.033, o que corresponde a 49,7%, optaram pelo mês de maio – dias 2 e 9 para o Enem impresso e 16 e 23 para o Enem digital. 393.902 (35,3%) escolheram o mês de janeiro – dias 10 e 17 para aplicação do Enem impresso e 24 e 31 do Enem digital e 167.415 (15%) optaram pelo mês de dezembro deste ano – Enem impresso nos dias 6 e 13 e Enem digital nos dias 10 e 17 de janeiro de 2021.

Diante do questionamento sobre a enquete, o presidente do Inep respondeu: “Como nós colocamos desde o início, nós fizemos uma enquete. A enquete não seria o único parâmetro para a definição da data, ela era mais um parâmetro, porque nós sempre entendemos que seria muito importante ouvir os secretários estaduais de educação, aqui representados no CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), assim como também as instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Então, todas as informações foram levadas em consideração. Eu lembro que com relação à enquete mais da metade dos alunos optaram por dezembro e janeiro. Maio foi menos de 50% dos alunos, então mais da metade dos alunos preferiu dezembro e janeiro, então a gente também está atendendo esse público que é mais de 50% dos alunos que votou e foi muito importante ouvir a participação deles”, disse o presidente do Inep.

O secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, acrescentou que existe toda uma reação em cadeia quando se define à data do Enem, uma vez que a nota da prova é critério para ingresso nas universidades. “Se a gente deixasse para maio do ano que vem, os ingressos seria só no segundo semestre”.

Nas redes sociais, a escolha da data repercutiu entre os estudantes, que questionavam a data escolhida pela maioria na consulta pública.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto