Enfermeira de 60 anos é a primeira vacinada contra covid-19 em Mossoró

Raimunda Clézia é a primeira vacinada em Mossoró (Foto: Secom/PMM)

Mossoró iniciou uma importante ação na luta contra a Covid-19 nesta terça-feira (19/1): a vacinação. A primeira dose do imunizante, que protege contra o novo coronavírus, foi aplicada na enfermeira Raimunda Clézia Cavalcante da Silva, de 60 anos. A Secretaria Municipal de Saúde realizou abertura da vacinação no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo, no bairro Aeroporto.

O primeiro lote da vacina CoronaVac chegou à cidade na manhã de desta terça-feira. As vacinas estão armazenadas na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap). A primeira cidadã receber a vacina da Covid-19 comemorou e ressaltou a importância da vacinação na luta contra ao novo coronavírus.

“Era um sonho de todos nós profissionais de saúde. Não existe tratamento, só existe tratamento paliativo. Peço que a população contribua porque muitas vidas já foram embora. É hora da população se unir a nós profissionais da saúde”, disse a enfermeira que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Saldanha, na Estrada da Raiz.

O prefeito Allyson Bezerra destacou que o início da vacinação é um momento histórico para Mossoró. “Sabemos que perdemos muitas pessoas para essa doença mortal, muitas pessoas queridas, norte-rio-grandenses, brasileiras e muitos mossoroenses. Uma data importantíssima e histórica. Reconhecemos que a ciência brasileira lutou bravamente para conseguir chegar nessa vacina e reconhecemos a importância do SUS. Vamos iniciar hoje a vacinação de acordo com a política nacional, até pela quantidade ainda que não temos para atender a todos. Mas se Deus quiser, em um futuro breve, teremos a oportunidade de imunizar toda nossa população”, enfatizou o prefeito.

Primeira fase

Nessa primeira fase da vacinação, Mossoró recebeu 3.981 doses da vacina contra a Covid-19 que foram enviadas pelo governo federal e distribuídas pelo governo do Rio Grande do Norte. As doses do lote inicial são destinadas, principalmente, a vacinação de profissionais de saúde.

Além dos profissionais que estão na linha de frente na pandemia e que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), também serão vacinados 79 idosos institucionalizados nesta quarta-feira (20).  Equipes da saúde vacinarão os idosos no Instituto Amantino Câmara, Hospital Psiquiátrico São Camilo.

Logística

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, detalhou como será a vacinação na primeira fase. “Amanhã, vamos começar a recolher na II Usarp as doses que serão direcionadas a cada unidade hospitalar. Nesse momento serão vacinados os que estão assistência direta aos pacientes com Covid para que a gente garanta que esses profissionais continuem lá trabalhando e ajudando a quem mais precisa. É importante fazer o autocadastro no RN + Vacina, mas quem não tiver todos os agentes de saúde podem orientar no momento da vacinação e ninguém vai deixar de ser vacinado por não ter conseguido fazer o cadastro”, explicou a secretária.

Fonte: Secom/PMM

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto