Especialista dá orientações de como prevenir golpes no WhatsApp

Especialista explica

No último sábado, o vereador Petras Vinícius (DEM) denunciou que o número de telefone dele estava sendo usado em fraudes no WhatsApp. Outro dia o nome do vigário-geral da Diocese de Mossoró Padre Flávio Augusto também fora usado.

Nem os líderes religiosos são poupados pelos fraudadores.

Os golpes ocorrem graças à clonagem dos números usados no WhatsApp. São milhares de vítimas em todo o Brasil. Isso acontece de variadas formas, mas o objetivo é um só: roubar dados e usá-los vários tipos de crimes.

As fraudes provocadas prejudicam não só quem tem seu número clonado como também quem é vítima dos golpistas que usam dados de terceiros.

Com atuação há mais de dez anos no segmento de tecnologia e vendas, João Carlos de Medeiros alerta para os perigos que este golpe pode acarretar a quem tiver seu número de telefone clonado. “Podem roubar seus dados para usar em outras compras, para dar outros golpes”, disse.

Além disso, ele disponibilizou uma das suas aulas gratuitamente para que mais pessoas protejam os seus celulares e evitem que seus números sejam clonados. A aula “Anti-Fraude do WhastApp”, está disponível no perfil @joaocarlosvendas no Instagram (https://www.instagram.com/p/CCYR89mlOdn/). “A ideia é mostrar a todos os usuários e empresas a se protegerem dessas fraudes”, comentou.

Entre as dicas, estão a verificação de duas etapas que o próprio WhatsApp disponibiliza e que ele ensina passo a passo como ativá-la imediatamente para ficar mais protegido. “Infelizmente, existem pessoas que usam a tecnologia para prejudicar os outros. A ideia aqui não é causar medo, mas orientar e ensinar como usar as redes sociais da melhor forma e com toda a segurança”, concluiu.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto