Fátima inicia Governo ignorando ensinamentos básicos de Maquiavel

Obra de Maquiavel segue atualíssima

A governadora Fátima Bezerra (PT) pelo visto não conhece a clássico O Príncipe de Nicolau Maquiavel escrita em 1513, mas publicada postumamente em 1532. Trata-se de uma obra prima da ciência política.

Em um dos ensinamentos de Maquiavel está um que se resume na frase “Quando fizer o bem, faça-o aos poucos. Quando for praticar o mal, é fazê-lo de uma vez só”.

Fátima escolheu fatiar as medidas impopulares. O desgaste dela começa na transição excluindo o leal PC do B do primeiro escalão, depois gerando insatisfações com sindicalistas por causa de medidas como a que resultou na imprevisibilidade no pagamento dos atrasados da folha de servidores.

Ainda existem outras medidas impopulares a serem anunciadas, pelo visto ela fará tudo a conta gotas sendo um prato cheio para a mídia e os antipetistas nas redes sociais.

Ao achar que terá alinhamento automático dos sindicatos pelo seu viés ideológico e história de luta ao lado dos servidores a governadora esquece outro ensinamento de Maquiavel: “Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha”.

A governadora não tem o direito de errar nem de esquecer Maquiavel.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto