Filha de Prestes e Olga Benário fará palestra em Mossoró

Anita Prestes estará em Mossoró

A historiadora e doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Anita Leocádia Prestes, filha dos revolucionários Luis Carlos Prestes e Olga Benário,  vem Mossoró para ministrar, no dia 14 de setembro, a palestra de abertura do décimo congresso dos professores e professoras da UERN.

A palestra “Luiz Carlos Prestes, a Constituinte e a Constituição de 1988” é aberta ao público e terá início às 19h no auditório do Hotel Vila Oeste. A discussão vai rememorar o aniversário de trinta anos do documento cidadão, em meio a uma conjuntura de retirada de direitos e ataques à classe trabalhadora.

Para a historiadora, mesmo após 30 anos da promulgação da Constituição de 1988, os brasileiros ainda vivem  reféns da tutela militar, com artigos que ora  ou outra voltam a serem utilizados para frear manifestações populares, criminalizar os movimentos e atacar a organização dos trabalhadores e trabalhadoras e essa será uma das tônicas da discussão na abertura do Congresso da ADUERN

Anita é professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada do Instituto de História da UFRJ, autora de A Coluna Prestes (Paz e Terra, 1997), Tenentismo pós-30: continuidade ou ruptura? (Consequência, 2014), Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro (Boitempo, 2015), Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo(Boitempo, 2017).

O Congresso – O décimo congresso da ADUERN tem como tema “Sindicato em Luta: contrarreformas e os impactos para o movimento sindical”. As inscrições dos professores e professoras associados já podem ser feitas AQUI. As mesas e grupos de discussões são restritas aos sócios do sindicato.

Além da palestra de abertura com  Anita Prestes, o congresso segue no sábado (15/09) com as rodas de discussão e votações. As atividades serão realizadas no auditório da FAEF, no Campus central da UERN.   Confira a programação completa do sábado:

7h30 às 8h – Mesa de abertura – auditório da FAEF

8h às 9h – Mesa de instalação do congresso

9:00 as 10:15 – Discussão nos grupos sobre conjuntura e condições e trabalho

10:15 as 10:30 – Lanche

10:30 as 12:00 – socialização das discussões dos grupos

12:00 as 14:00 – intervalo para Almoço

14:00 as 18:00 – Plenária Final: Mudanças no Regimento Interno da ADUERN e plano de lutas

Às 19h30 será realizada a festa de aniversário dos 39 anos da ADUERN, que marcará o encerramento do congresso.

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *