Flávio Dino considera desnecessária GLO no Rio Grande do Norte

Dino não vê necessidade de GLO no RN (Foto: Elisa Elsie)

O ministro da justiça Flávio Dino ao desembarcar em Natal disse considerar desnecessária a convocação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) trazendo as Forças Armadas para a crise provocada pelos atentados terroristas da facções criminosas do Rio Grande d Norte.

Para Dino, a redução dos atos criminosos e a chegada de reforços das policiais militares de outros Estados e da Força Nacional de Segurança está sendo suficiente para conter as ações.

São mais de 100 criminosos presos desde terça-feira e uma redução de 93% na quantidade de atentados.

“Dentro de uma crise você não pode ter uma posição dogmática, uma posição rígida”, disse. “O artigo 144 da constituição federal define o que é segurança pública no Brasil e isso não inclui as Forças Armadas. As Forças Armadas são uma espécie de remédio extremo quando o sistema de segurança pública entra em colapso absoluto. Não é o caso aqui no Rio Grande do Norte”, avaliou.

Ele disse que a GLO não garante a solução deste tipo de problema. “Há uma fantasia sobre GLO. Se GLO fosse remédio para tudo não teria mais violência no Rio de Janeiro”, exemplificou.

De acordo com Dino caberá a governadora Fátima Bezerra (PT) decidir se é ou não necessária a convocação de uma GLO. “Será uma decisão técnica que não vai ser definida por quem quer fazer espetáculo político”, declarou.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto