Os funcionários da terceirizada Prime sofrem com atrasos salariais há anos. Em 2018 não receberam um centavo pelo cumprimento de suas obrigações. Mas os auxiliares da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) dizem que só ficaram sabendo do problema na audiência pública da terça-feira da semana que passou.
Mas o mais grave foi a comunicação da Prefeitura de Mossoró propagar a tese de que está em dia com as terceirizadas.
Ora! Se está atrasado com a Prime não pode passar uma imagem que sugere que está em dia com todas.
Do outro lado trabalhadores pouco instruídos sofrem com um jogo bizarro de informações desencontradas.
A Prime diz que atrasa porque a Prefeitura atrasa e esta por sua vez vende a ideia de que está em dia e que já pagou 24 faturas desde o início da gestão.
Mas um grande “porém” foi esclarecido hoje no Meio-Dia Mossoró (95 FM) pelo procurador adjunto do município Júlio César Soares.
A Prefeitura deve a Prime as faturas de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2018.
São seis faturas em aberto.
Mas a equipe de Rosalba Ciarlini não reconhece o atraso, acredite. O argumento é que pagou 24 faturas. Na cara dura vendem a ideia de que está diminuindo os atrasos quando na prática apenas empurra a dívida para frente tornando-se corresponsável pelos atrasos.
Do ponto de vista legal não existe gestão de Francisco José Junior e gestão de Rosalba Ciarlini. A Prefeitura não para é uma pessoa jurídica que fecha as portas e recomeça do zero conforme a mudança da pessoa física que assume o seu comando.
Do ponto de vista político a tese também não vale. Nas eleições de 2016, Rosalba foi eleita prometendo colocar a casa em ordem, dizendo que só ela tinha capacidade de resolver os problemas. Em menos de duas semanas ela completa 24 meses de gestão se não reverteu o estrago do antecessor não cumpriu a promessa e isso inclui a tragédia das terceirizadas.
A prefeita e seus auxiliares duelam com a lógica como fazem com a folha de pagamento “paga rigorosamente em dia” quando o 13º e o salário de dezembro de 2016 não foi quitado para centenas de servidores.
Não se trata de querer que Rosalba opere milagres (muito embora ela tenha devotos que acreditam que ela faz acontecer), mas de pedir para que ela assuma suas responsabilidades e pare de duelar com a lógica.