Confirmações por Covid-19 no RN ultrapassam os 1.100

Segundo boletim da SESAP RN desta quinta, Estado tem 151 pessoas internadas com sintomas do novo coronavírus (Imagem: Reprodução/ Boletim SESAP-RN)

O Rio Grande do Norte tem 1.177 casos confirmados do novo coronavírus, 91 a mais do que ontem, 29. O Estado registrou 56 óbitos. Já o número de pessoas com suspeita de Covid-19 se aproxima dos cinco mil, são 4.792 casos suspeitos, segundo informou o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira, 30 em Natal.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde Pública do RN (SESAP RN) nesta quinta-feira, 30, os dois óbitos registrados de ontem para hoje ocorreram em Mossoró, que chegou a 14 óbitos com confirmação de covid, e em Parnamirim, que tem quatro óbitos pela doença.

Com relação ao número de casos confirmados, Cipriano Maia fez um alerta. “Esse número de confirmados superior a mil mostra uma tendência, realmente, crescente da pandemia no Estado”, disse.

O secretário informou que, entre testes rápidos e exames confirmatório viral (RT-PCR), o Estado já realizou 5.044 exames. “Isso mostra que temos aí mais de 20%, entre as pessoas testadas, que confirmaram positivo”, disse.

Segundo Cipriano Maia, até agora o Ministério da Saúde não conseguiu alocar número suficiente de exames para uma testagem mais massiva. Ele informou que o Estado está programando uma pesquisa sorológica, com participação da universidade, através de comitê de especialistas, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical para que seja possível um acompanhamento mais claro da evolução da pandemia no Estado.

Com relação aos internamentos, Cipriano Maia afirmou que a situação continua preocupante e exige atenção. Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde Pública do RN (SESAP RN) nesta quinta-feira mostra que 151 pacientes estão internados, 86 no serviço público, o que corresponde a 57%; 65 pacientes estão no serviço privado. Do total de internações, 51 se concentram em leitos de UTI, 39 em leitos de Cuidados Semi Intensivos e 61 em leitos clínicos.

Cipriano Maia informou que ontem, 29, a Sesap, juntamente com a governadora Fátima Bezerra, participou de reunião virtual com o ministro da Saúde e, mais uma vez, todos os governadores do Nordeste cobraram o apoio necessário do Ministério da Saúde para efetivação dos planos de contingência, através de equipamentos, não só respiradores, mas monitores e outros componentes para montagem de leitos de UTI, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e mais testes.

Funcionamento de leitos

Durante a coletiva desta quinta-feira, o secretário de Saúde afirmou que hoje começam a funcionar os leitos do Hospital da Polícia, em Natal. Inicialmente, segundo ele, inicialmente serão cinco leitos de UTI. “Serão ativados logo, logo dez e depois, na sequência, até o patamar de 25 leites, à proporção que formos enfrentando os gargalos de UTI e de insumos”, disse.

“Em Natal temos para anunciar que amanhã o Giselda estará funcionando de forma plena, com 25 leitos de assistência ventilatória como está previsto”, acrescentou.

Já em Mossoró, segundo Cipriano Maia, a partir de amanhã, 1º, estará em funcionamento a assistência pediátrica, inicialmente com três leitos de UTI, no Hospital Wilson Rosado, através da pactuação do Estado com o Município. Também amanhã, o Hospital São Luiz deve funcionar, inicialmente, com 15 leitos clínicos e dez leitos de UTI.

Cipriano Maia informou ainda que hoje foi publicado no Diário Oficial chamada pública para credenciamento de leitos na rede privada, a serem utilizados, caso se esgotem os leitos da rede pública e seja necessário encaminhar os pacientes que necessitem, principalmente, de UTI.

O secretário lembrou da necessidade de reduzir a circulação do vírus. “Diminuir o ritmo da transmissão tem sido a palavra de ordem por todos aqueles que têm responsabilidade na condição da pandemia”, afirmou.

Ele também voltou a falar da necessidade de trabalhar na questão do acesso aos bancos e dos cuidados, sobretudo das pessoas idosas e com comorbidades.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto