Moradores de rua recebem atendimento médico

Com objetivo de levar atendimento de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza à população o Consultório na Rua. O serviço, implantado no ano passado, já possui mais de 100 pacientes cadastrados e realiza uma série de atendimentos a pessoas em situação de rua.

Nesta quinta-feira, 5, os pacientes realizaram exames de Tuberculose e receberam instruções de prevenção e combate à doença. O prefeito Francisco José Júnior e a secretária de Saúde, Leodise Cruz, visitaram o serviço. “O município não esperou que os moradores de rua se deslocassem até uma unidade, mas fez com que os profissionais fossem até à população de rua e oferecesse serviços de saúde, ampliando e humanizando o atendimento”, afirmou o prefeito.

Por meio de uma equipe de saúde multiprofissional, formada por agentes sociais, assistente social, psicóloga, enfermeiro e técnico de enfermagem, o serviço realiza atendimentos três vezes por semana, sempre no período noturno e em locais onde há maior concentração de moradores de rua, geralmente em praças públicas.

Durantes os encontros, são realizados procedimentos de enfermagem, como curativos, além de confecção de cartão SUS, orientações à saúde, cortes gratuitos de cabelo e trabalhos na área da assistência social. “Alguns casos, a depender da sua complexidade, são encaminhados a unidades de saúde. É um programa, que faz parte do ‘Crack, é Possível Vencer’, e que integra o processo de reestruturação da saúde mental, que o município tem realizado, visando humanizar e adequar o atendimento às portarias do Ministério da Saúde”, pontua a secretária Leodise Cruz.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto