Mossoró aplicou 15 doses vencidas de AstraZeneca. Pelo menos 26 mil foram aplicadas em todo o país

Doses de AstraZeneca foram aplicadas após vencimento da validade (Foto -REUTERS/Sergio Perez)

O Jornal Folha de São Paulo divulgou hoje (02) com exclusividade que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em todo o Brasil. A cidade que mais recebeu doses vencidas foi Maringá, no Paraná, o município paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto fora da validade (primeira dose em todos os casos).

O Rio Grande do Norte recebeu 176 doses vencidas do imunizante. Destas, 15 foram aplicadas em Mossoró. Três no Centro Clinico Evangélico Edgard Bulamarqui, duas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Joaquim Saldanha, duas na UBS Dr Lucas Benjamim, uma nas UBS’s Vereador Lahyre Rosado, UBS Raimundo Rene Carlos Castro, UBS Marcos Raimundo Costa, UBS Dr Chico Porto, UBS Dr Moises Costa Lopes, UBS Dr Jose Fernandes De Melo, UBS Hipolito, além de outra na Unidade Móvel Médico Odontológica. Confira a lista a baixo

Estabelecimento Cidade UF Total
  CENTRO CLINICO EVANGELICO EDGARD BULAMARQUI MOSSORO RN 3
  UBS DR JOAQUIM SALDANHA MOSSORO RN 2
  UBS DR LUCAS BENJAMIM MOSSORO RN 2
  UBS VEREADOR LAHYRE ROSADO MOSSORO RN 1
  UBS RAIMUNDO RENE CARLOS CASTRO MOSSORO RN 1
  UNIDADE MOVEL MEDICO ODONTOLOGICA MOSSORO RN 1
  UBS MARCOS RAIMUNDO COSTA MOSSORO RN 1
  UBS DR CHICO PORTO MOSSORO RN 1
  UBS DR MOISES COSTA LOPES MOSSORO RN 1
  UBS DR JOSE FERNANDES DE MELO MOSSORO RN 1
  UBS HIPOLITO MOSSORO RN 1

De acordo com a reportagem, o RN foi um dos estados que menos recebeu doses vencidas. Em todo o Brasil as vacinas foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros, sendo 38 cidades potiguares. Destacam-se as 55 doses aplicadas em João Câmara, cidade potiguar com maior número de vacinas vencidas, 42 em Augusto Severo e 15 em Baía Formosa. A capital do estado, Natal, recebeu 12 doses vencidas.   

Um dado importante e que chama a atenção é de que além das doses que comprovadamente foram aplicadas fora da validade, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas. Portanto o problema pode ser bem maior do que o apurado até então.

Como saber se você recebeu uma das doses vencidas?

Os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca: 4120Z001, com validade até 29 de março; 4120Z004, 13 de abril; 4120Z005, 14 de abril; CTMAV501, 30 de abril; CTMAV505, CTMAV506, CTMAV520, 31 de maio;  e 4120Z025, 4 de junho.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.

Confira a lista dos locais no RN onde as vacinas vencidas foram aplicadas:

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto