MP Eleitoral opina pela desaprovação de contas de deputada estadual eleita

Isolda passa a ter problemas com prestação de contas (Foto: reprodução Internet)

O Ministério Público Eleitora recomendou a desaprovação das contas eleitorais da deputada estadual eleita Isolda Dantas (PT). O documento é assinado pela procuradora Cibele Benavides.

A avaliação do MP Eleitoral é com base no parecer da Comissão de Análise de Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) que apurou uma série irregularidades.

São elas:

  • descumprimento do prazo de entrega dos relatórios financeiros, representando 37,32% do total de receitas declaradas na prestação de contas;
  • recebimento de recursos de pessoa física desempregada há mais de 120 (cento e vinte) dias, indicando para a ausência de capacidade econômica do doador;
  • emissão de recibo eleitoral posterior à data limite;
  • omissão da inserção, na prestação de contas, da doação estimada em dinheiro feita pelo candidato FERNANDO WANDERLEY VARGAS DA SILVA (Fernando Mineiro), no valor de R$ 2.442,75 (dois mil, quatrocentos e quarenta e dois reais e setenta e cinco centavos;
  • divergência entre informações relativas às despesas, constante da prestação de contas da requerente, e aquelas constantes da base de dados da Justiça Eleitoral, que evidenciaram a ocorrência de ocultação de despesas financeiras;
  • realização de gasto eleitoral em data anterior à data inicial da entrega da prestação de contas parcial, no valor de R$ 13.800,00 (treze mil e oitocentos reais), equivalente a 11,21% do total de gastos efetivados na campanha.

A deputada estadual eleita terá a oportunidade de se defender no julgamento das contas no TRE/RN. A reprovação das contas não resulta em perda de mandato, mas abre um precedente para um Recurso Contra Expedição de Diploma que pode terminar ou não em cassação do mandato.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto