MPRN homenageou autoridades (Foto: reprodução)

MPRN comemora 130 anos prestando homenagens

Uma sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do RN marcou os 130 anos do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O ato solene foi realizado na noite desta quinta-feira (9) no teatro Alberto Maranhão, em Natal, com a presença de autoridades estaduais e nacionais. Durante o evento, foram entregues 21 Comendas a personalidades e instituições que prestaram e prestam relevantes serviços à instituição.

“Tenho convicção que os desafios envolvem reforço na relação com a sociedade, atenção com as adequações das estruturas necessárias, abertura para encampar e promover as atualizações digitais,

semear o espírito de unidade, com atuação estratégica, que priorize práticas autocompositivas, e esteja voltada para o alcance de resultados relevantes e úteis à sociedade. Permaneçamos firmes e vigilantes no exercício do nosso mister institucional, e que venham mais 130 anos de trabalho em prol da sociedade”, discursou a procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso.

Pelo MPRN, foram agraciados com a Comenda alusiva aos 130 anos: a procuradora de Justiça aposentada Maria Isaura de Medeiros Pinheiro, o procurador de Justiça aposentado Emmanuel Cristóvão de Oliveira Cavalcanti, o procurador de Justiça aposentado Otávio Pereira de Mello, o procurador de Justiça aposentado Ivan Maciel de Andrade, a procuradora de Justiça Darci Pinheiro, a promotora de Justiça Yvellise Neri da Costa, a servidora aposentada Marlete Lins de Medeiros, o servidor João Carlos Bezerril de Medeiros, o servidor Aldo Clemente de Araújo Filho e a atual procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira.

Representando instituições parceiras do MPRN, receberam as Comendas: a governadora do Estado, Maria de Fátima Bezerra; o presidente do Tribunal de Justiça, Vivaldo Otávio Pinheiro; o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Galvão Ferreira de Souza; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Chaves Alves; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RN, Aldo de Medeiros Lima Filho; o defensor público geral, Clístenes Mikael de Lima Gadelha; o procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho da Silva; o presidente da Federação de Municípios do Rio Grande do Norte, Anteomar Pereira da Silva; o presidente da Federação das Câmaras Municipais do Estado, Ivanildo dos Santos da Costa; o comandante geral da Polícia Militar, Alarico José Pessoa Azevêdo Júnior, e a delegada geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva Gomes.

O procurador de Justiça aposentado Ivan Maciel de Andrade discursou em nome dos agraciados. “Enalteço, em nome de todos os agraciados, a significação e a relevância da outorga dessa bela e honrosa Comenda, que, a partir de agora, fará parte, com merecido destaque, da história de nossa instituição. Devo ressaltar que a concessão da Comenda representa uma ampliação e intensificação dos vínculos do Ministério Público, sem sacrifício da sua independência, com o Executivo, o Judiciário e o Legislativo do nosso Estado. Representa também um gesto simbólico de valorização dos integrantes da instituição. E representa, ainda principalmente, a reiteração dos compromissos com interesses vitais da sociedade, a razão de ser mais legítima, essencial, básica da atuação do Ministério Público, como preconiza a nossa Carta Magna. A Comenda é, em síntese, a expressão da maturidade e da estabilidade organizacional e funcional da nossa instituição. Que Deus proteja nosso Ministério Público para que continue a ser o que hoje é e que foi durante os seus bem-sucedidos e vitoriosos 130 anos de existência”.

Eventos

Além da sessão solene, eventos nas áreas de inovação, resolutividade e de gestão de pessoas são realizados na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Essas iniciativas contarão com a presença de procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPRN e ainda integrantes de Ministérios Públicos de outros Estados.

Os eventos dão continuidade às ações alusivas aos 130 anos do MPRN. Essa comemoração foi iniciada com o lançamento do projeto MPRN Perto de Você, em abril passado, na cidade de Pau dos Ferros. O projeto busca aproximar ainda mais o Ministério Público do Rio Grande do Norte da sociedade potiguar e apresentar à população um retrato do que é a instituição e como os seus membros e servidores atuam, além de potencializar ações de relevância social.

Fonte: MPRN

Comments

comments

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter