Partidos de esquerda formam grupo de trabalho

Um Grupo de Trabalho composto por representantes locais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) foi criado para analisar e definir ações que poderão ser adotadas pelas correntes partidárias com vistas às eleições municipais deste ano. A formação da comissão foi o resultado da reunião realizada ontem, 16, entre lideranças das quatro siglas, na sede do PT.

O grupo é formado por dois representantes de cada partido, sendo o presidente do diretório municipal e um membro da executiva. O objetivo é fazer o alinhamento dos interesses políticos de todas as correntes envolvidas, a fim de que, até o dia 30 deste mês, haja uma definição sobre a continuidade ou não do bloco, segundo informa o presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Gutemberg Dias.

Entre as questões que precisam ser discutidas estão a composição da majoritária e da proporcional. “Esse grupo de trabalho vai avaliar todas as nuances, tanto da proporcional, como da majoritária, e também como se dará essa aliança”, explica Gutemberg Dias. Ele adianta que, durante o encontro, alguns nomes foram apontados pelos partidos como possíveis candidatos ao Executivo Municipal, entre eles Genivan Vale (PDT) e Cinquentinha (PSOL), além do seu próprio nome, cogitado pelo PCdoB.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho ocorrerá na próxima segunda-feira, 20, às 18h, na sede do PT. A partir daí a comissão terá dez dias para chegar a um consenso.

Embora o grupo já tenha sido formado, Gutemberg Dias informa que, caso exista interesse por parte de outros partidos, as siglas ainda podem se aproximar do bloco.

Além do presidente do PCdoB, a reunião de ontem contou com a presença dos líderes partidários Nelson Gregório (PT), Tomaz Neto (PDT) e José Nildo da Costa (PSOL), bem como a participação de demais membros da executiva.

O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), que havia sinalizado participação no encontro de ontem, não foi representado, mas justificou a ausência em virtude de outro compromisso do presidente do diretório.