Período Histórico e Evolução dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Por Thiago Fernando de Queiroz*

Durante muitos anos, os pesquisadores de inclusão de pessoas com deficiência afirmam que a evolução histórica da pessoa com deficiência passou por quatro períodos, sendo eles: Exclusão, Segregação, Integração e inclusão. Esses períodos são delimitados desde quando o homem começou a se agrupar e formar pequenas sociedades, até a construção das primeiras pólis (cidades), e, dirimindo ´até os dias atuais.

Quando pesquisadores e especialistas em inclusão de pessoas com deficiência dizem que es-tamos no período da inclusão, confesso, fico estarrecido, com um pouco de angústia, pois, sinto na pele que faltam muitos anos ou séculos para que a inclusão de fato chegue. Alguns podem até dizer que estou sendo pessimista, mas, até mesmo alguns autores abordam que a inclusão é um objetivo, um sonho, e, que ainda não vivenciamos.

Assim, vou sintetizar os quatro períodos defendidos hoje, e, após essa prévia explanação, irei demonstrar minha visão. e, caso alguém queira continuar nessa teoria em pesquisas, estamos juntos. Vamos lá:

Exclusão

Nesse período, as pessoas com deficiência eram de fato excluídas da sociedade, visto que para algumas sociedades, a pessoa com deficiência não poderia colaborar com o grupo, não teria ações laborativas que propiciariam conseguir alimentos. Um dos exemplos mais citado por autores e pesquisadores da inclusão é a cidade de Esparta, contada no filme “300”, pois, o povo espartano matava suas crianças que nasciam com algum tipo de deficiência pelo fato delas não serem aptas as ações nos treinamentos de batalhas, isso porquê Esparta era reconhecida por seus exércitos fortes e deste-midos. Nesse período começa-se a expor que “a deficiência é culpa dos deuses ou uma maldição”.

Estudiosos e historiadores abordam que esse período vai entre 3.500 anos antes de cristo e 476 anos antes de cristo.

Segregação

Nesse período, as pessoas com deficiência não eram “mais excluídas”, deixadas às margens da sociedade. Começou-se a ter uma preocupação em não mata-las, porém, de igual modo, elas eram excluídas, pois, muitas delas eram aprisionadas, tratadas como animais, e, muitas famílias viam seus filhos com deficiência como uma “punição” dos deuses. Com a influência do cristianismo, foram criados muitos abrigos e instituições, muitas em sua maioria de cunho religioso, onde familiares depositavam as pessoas com deficiência como se fossem coisas, pois, rejeitavam ter uma pessoa com deficiência em casa. Resumindo, as pessoas com deficiência eram escondidas.

Alguns estudiosos e historiadores abordam que esse período vai entre 476 anos antes de cristo e 1492 anos depois de cristo.

Integração

Nesse período, a pessoa com deficiência começa a deixar de ser vista como uma maldição ou castigo de deuses, e, passa a ser vista em um conceito clínico, com aspectos em fatores biológicos. A partir daí, buscou-se tratamentos e adequações para as pessoas com deficiência. Nesse período foram criadas metodologias de ensino-aprendizagem, como o braille para as pessoas com deficiência visual, a língua de sinais para os surdos, cadeira de rodas para os deficientes físicos e clínicas psiquiátricas para cuidar das pessoas com deficiência intelectual e mental, conhecidas também como manicômios. Nesse período ainda as pessoas com deficiência foram sendo cada vez mais incluídas no mercado de trabalho, porém, não eram oportunizadas condições salubres e de oportunidades de condições para

desempenharem papéis de confiança.

A grande maioria dos estudiosos e historiadores abordam que esse período vai entre 1492 anos depois de cristo e finaliza por volta do ano 2000.

Inclusão

No período da inclusão, as barreiras existentes para as pessoas com deficiência começam a ser eliminadas, são dadas oportunidades igualitárias, e, para tentar amenizar os períodos históricos de exclusão e segregação vivenciadas pelas pessoas com deficiência, foram criadas diversas leis com o objetivo de incluir de fato as pessoas com deficiência na sociedade. Vale destacar que nesse período a sociedade começa a diminuir o preconceito e busca ações que primem pelo desenvolvimento social da pessoa. A deficiência não é só vista na vertente biológica, mas, em análise de fatores biopsicosso-cial.

A maior parte dos estudiosos e historiadores abordam que esse período vai entre o ano 2000 até os dias atuais.

Eu não acredito que estamos no período da inclusão, mas, adentrando em um período de Pré-Inclusão, pois, em minha visão, estamos saindo agora do período da Integração. Eu irei explicar claramente minha teoria nos seguintes artigos publicados neste blog, mas, para dar um gostinho, eu venho dividindo os períodos históricos da seguinte forma:

Exclusão: de 3.500 anos antes de cristo e 476 anos antes de cristo;

Segregação: de 476 anos antes de cristo e 1492 anos depois de cristo.

Pré-Integração: de 1492 à 1980;

Integração: de de 1980 até 2020;

Pré-Inclusão: Estamos entrando neste período;

Inclusão: Um sonho, um objetivo e uma meta.

Assim divido o período histórico da pessoa com deficiência em minha visão, não sei se concordam ou discordam, mas, são estudos que venho realizando. Posso está errado nessas concepções, sim ou não, mas, coloco aqui para o debate.

Espero que esses artigos venham ajudando vocês a conhecerem mais sobre o aspecto dos direitos das pessoas com deficiência.

Vamos que vamos, e, na luta pela inclusão, juntos somos mais fortes!!!

*Pesquisador em Inclusão e nos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto