Pizza! CPI da Arena das Dunas acaba sem relatório aprovado

Isolda anunciou que vai enviar relatório para os órgãos de controle (Foto: Eduardo Maia)

Como era esperado a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Arena das Dunas acabou em pizza graças a uma manobra dos deputados estaduais da oposição que agiram para impedir que o relatório fosse sequer votado.

Uma questão de ordem do deputado estadual Getúlio Rego (União Brasil), líder do Governo Rosalba Ciarlini (DEM), responsável pela assinatura dos contratos do estádio da Copa do Mundo, alegou que a CPI teria ultrapassado o prazo legal seguindo a antiga regra do Regimento Interno.

O relatório, que sequer foi apreciado, apontava que não foram revelados os responsáveis pela redação dos contratos, apontou sobrepreço de 54,89% no valor da obra e grave descompasso entre valor pago a título de parcela variável com prejuízo de 91% ao erário.

A relatora Isolda Dantas (PT) apontou que a oposição agiu com dois pesos e duas medidas numa comparação com a CPI da covid. “O regimento antigo não permitia as transmissões. E essa CPI teve todas as sessões transmitidas, mas somente um dia após tomarem conhecimento do relatório os deputados decidiram que ela estava sob o regimento antigo. Na verdade isso para nós se traduz como forças ocultas contra esse relatório”, frisou. “Os deputados da oposição eram tão ferozes na CPI da Covid e agora não deixaram nem sequer que a gente tornasse público o que aconteceu na construção e manutenção da Arena das Dunas”, comparou.

A petista ainda reforçou que não transformou a CPI em palco político contra a ex-governadora Rosalba Ciarlini.

Isolda informou que ainda assim vai encaminhar o documento aos órgãos de controle.

CONFIRA O RESUMO CPI ARENA

Correção (17h28): Nem Rosalba nem o ex-secretário Demétrio Torres tiveram pedido de indiciamento. A relatora julgou desnecessário porque eles já respondem a vários processos relacionados à CPI.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto