Por Valcidney Soares, do Portal Saiba Mais
O prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), afirmou que irá vetar integralmente o projeto de lei aprovado pela Câmara do município que prevê o abate de animais de rua e a destinação da carne daqueles considerados saudáveis e culturalmente usados para consumo humano para escolas.
O projeto 094/2021 é de autoria do vereador Charton Rêgo (MDB) e foi divulgado em reportagem na agência Saiba Mais na segunda (18). A aprovação havia ocorrido na quinta-feira passada, dia 14.
Em sua rede social, Silveira afirmou que outro texto deve ser elaborado entre o vereador a partir de audiências feitas junto com entidades de defesa dos animais.
“Dialogamos com o nosso corpo técnico e com o vereador Charton Rêgo. Foi decidido o veto integral do projeto de lei 094/2021. O vereador que é um autêntico defensor do bem estar animal em nosso município, junto com a Câmara, irão (sic) realizar audiências e dialogar com as entidades para apresentar a redação em comum acordo, de forma a deixar claro a todos a nossa mais singela intenção: cuidar dos animais e da saúde pública de Apodi”, disse o chefe do Executivo.
Abate para consumo humano – De acordo com o projeto aprovado, os animais que não forem requisitados pelos proprietários dentro do prazo de oito dias enfrentarão o abate.
“Sendo animais que culturalmente são usados para consumo humano, e estando estes em perfeitas condições de saúde, serão abatidos sob inspeção sanitária do município e sua carne destinada às creches e unidades escolares municipais”, diz o projeto.
Já os animais cuja carne não seja utilizada para consumo humano serão doados a pessoas físicas ou jurídicas radicadas fora da zona urbana. Os animais doentes serão abatidos e enterrados.
Em uma nota de esclarecimento, Rêgo se defendeu e afirmou que o projeto foi “amplamente distorcido e propagado de forma equivocada”.