Prefeitura de Mossoró registra mais de 1 mil licenciamentos por meio de programa digital

A Prefeitura de Mossoró registrou mais de mil solicitações de licenciamento urbanístico realizadas pelos cidadãos por meio da plataforma Mossoró Digital entre janeiro e abril de 2022. A informação foi levantada pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB).

O programa foi lançado em dezembro de 2021, com o intuito de facilitar o contato do público com os serviços municipais, além de gerar economia para os cofres públicos com a redução na emissão de papéis.

Além de licenciamentos urbanísticos, serviços como alvarás, habite-se e certidões também estão disponíveis no aplicativo Mossoró Digital, onde aproximadamente 100 tipos de processos podem ser solicitados virtualmente.

Segundo a Diretoria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo (DEMURB), o número de solicitações no período é um marco simbólico, e incentiva a atuação dos profissionais da construção civil na cidade, pois podem lidar com a regularização urbanística mais facilmente.

O programa pode ser acessado pelo site da prefeitura de forma gratuita.

Ferramentas como o Mossoró Digital facilitam cada vez mais o dia a dia do cidadão

Com o programa Mossoró Digital, os procedimentos burocráticos civis podem ser feitos com mais agilidade, além de também otimizar o retorno do município quanto ao andamento dos processos.

Essa inovação permite que a cidade economize recursos e torne as solicitações mais rápidas e simples de serem feitas, especialmente no setor de licenciamentos, essencial para novas construções dentro da cidade.

Além da proposta, que entrou em vigor apenas no ano passado, o município também buscou trazer uma nova interface para o seu site, de modo que os cidadãos possam verificar outras ferramentas de utilidade pública.

É possível acessar portais de educação, saúde e confirmar os dados dos contribuintes pela plataforma virtual, gratuita para todos os cidadãos.

Com isso, a cidade não apenas economiza recursos, como também oferece um serviço moderno para o público, atualizando as formas de interação entre prefeitura e habitantes.

Ferramentas digitais, podem, inclusive, contribuir para o ganho de renda por parte dos residentes. Isso porque elas trazem mais acessibilidade e oportunidades de trabalho para o usuário.

Não apenas plataformas municipais, mas também programas acessíveis e gratuitos, sendo editores de vídeo online, como a InVideo, colaboram para o desenvolvimento de novas atividades.

E com o Mossoró Digital, os cidadãos podem solicitar seus alvarás de trabalho também pela internet, tendo mais facilidade em todas as etapas da sua atuação.

Próximos passos no plano de uso da plataforma

Enquanto a prefeitura segue registrando licenciamentos urbanísticos no cotidiano, a plataforma Mossoró Digital também segue com outros planos para os próximos meses.

A diretoria de Cultura acredita que o programa será utilizado para a inscrição de agentes culturais que irão performar na cidade durante as festividades comemorativas do mês de Junho.

Além disso, o registro é obrigatório para obter a licença necessária para concorrer a editais públicos quanto à elaboração de eventos dentro da cidade. No entanto, não existirá mais a exigência de comparecimento presencial na prefeitura para realizar os trâmites do cadastro.

Com essa inovação, outras áreas da cidade, além do setor de Urbanismo, também contarão com mais agilidade e acessibilidade em seus processos.

Comments

comments

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter