Prefeitura inicia Curso de Capacitação em Armamento e Tiro para guardas civis municipais

(Foto: Célio Duarte - Secom/PMM)

Nesta segunda-feira (7), a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) iniciou o Curso de Capacitação em Armamento e Tiro para guardas civis municipais. O treinamento faz parte da última etapa para aquisição do porte de arma institucional, demanda antiga da categoria.

O Guarda Municipal Allan Buenno celebrou o momento de realização vivido pela Guarda Civil Municipal. “É um sentimento de alegria, esperança e responsabilidade. Há dez anos nós viemos em busca desse armamento e nunca foi concretizado. Hoje nossa responsabilidade aumenta, é uma satisfação e energia renovada para continuar trabalhando pela Guarda Municipal”, contou.

Isaías Azevedo, sub-inspetor da GCM, conta estar realizado pela conquista da categoria. O agente de segurança agradeceu o empenho do município em promover mais segurança para a cidade.  “É mais uma vitória para a gente da categoria, pois necessitamos desse instrumento para o nosso trabalho. Agradecemos ao Poder Executivo por essa realização e sonho a ser conquistado, pois é muito importante para a população de Mossoró”, disse.

Na aula inaugural realizada na manhã desta segunda-feira, no Teatro Lauro Monte Filho, os guardas municipais receberam representantes da Polícia Rodoviária Federal. Na oportunidade, os agentes Kaio Coelho e Rodrigo Fernandes palestraram sobre a lei de abuso de autoridade, dando o pontapé inicial ao curso de formação.

O prefeito  Allyson Bezerra participou da cerimônia. O gestor destacou a importância da Guarda Municipal e lembrou dos investimentos realizados para a promoção da segurança pública no município. “Nós quando assumimos a Prefeitura e com um compromisso com a segurança pública, vimos a necessidade urgente de tocar o processo do porte institucional. Uma espera de mais de nove anos que a categoria tinha para o início do processo. Nós no ano passado firmamos um termo com a Polícia Federal que deu a condição de iniciar o processo e agora vamos fazer o curso de treinamento para armar 240 guardas municipais”, disse o chefe do Poder Executivo.

De acordo com Cledinilson Morais, secretário de Segurança, o porte institucional vai garantir mais proteção para o agente e melhorar a segurança no município. O titular recorda como encontrou a GCM em 2021 e o progresso da categoria neste momento.

“No início de 2021 encontramos uma guarda sem condição de atuação. Um cenário bastante precário com veículos sucateados com vários problemas mecânicos. Conseguimos renovar e ampliar a frota de viaturas, dando melhor condição de trabalho para a GCM. Os principais mercados públicos da cidade não contavam com a presença da guarda, agora a população está mais segura com a atuação da GCM nos equipamentos públicos”, disse.

Cledinilson pontua que “o porte institucional é um marco para a segurança no âmbito municipal. Um sonho antigo de quase dez anos. O porte agora é uma realidade. Vamos continuar avançando na segurança do nosso município, trazendo mais benefícios para nossa Guarda Municipal”, completou.

“É um momento que marca realmente a nossa categoria. Inicialmente serão seis turmas, 240 guardas municipais vão participar da capacitação. O curso atende toda a grade curricular que a Polícia Federal exige para o guarda estar legalmente amparado e devidamente armado para execução de seu trabalho. Fizemos um cronograma de demandas e priorizamos a parte operacional, ou seja, aqueles que estão nas ruas e em outros postos receberão prioridade”, explicou Thiago Fernandes.

Fonte: Secom/PMM

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto