Projeto que beneficia agricultura familiar é aprovado

Após quatro meses tramitando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o Projeto de Lei: “Programa de Compras Governamentais para Aquisição de produtos oriundos da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES)”, de responsabilidade oficial do estado, de autoria da Deputada Estadual Isolda Dantas, foi aprovado por unanimidade pelos deputados e deputadas da Casa.

A votação se deu com o plenário lotado. O PL faz parte dos encaminhamentos de necessidades, desejos e direitos das organizações socioeconômicas rurais, cooperativas, agriculturas e agricultores de produtos da agricultura familiar e da economia solidária do RN.

O mandato de Isolda propôs o PL como forma de, por meio das compras governamentais, assegurar e fortalecer o desenvolvimento rural, estimular a produção sustentável e a geração de renda, contribuindo, também, com a prática de preços adequados, a partir do consumo de alimentos saudáveis, valorizando a cultura alimentar local e regional.

Ilma Maria, agricultora de Caraúbas que foi prestigiar a votação ressaltou a importância do projeto para melhorar a qualidade de vida para quem vive no campo: “Tô aqui representando minhas companheiras que também são agricultoras e vão se beneficiar tendo garantia de comercialização do excedente que produzimos”.

A deputada agradeceu ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST; Marcha Mundial das Mulheres, MMM; Cooperativas e associações; a Secretaria da Agricultura Familiar, Sedraf, e encerrou com a frase de uma canção que diz “com vocês ando melhor”.

“Hoje nós temos a alegria de apresentar esse projeto que, com certeza, contribuirá diretamente com aqueles e aquelas que colocam a comida na mesa do povo potiguar”.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto