Qual a renovação política que a Câmara Municipal de Mossoró necessita?

Câmara caminha para grande renovação  (Foto: Edilberto Barros/CMM)

Por César Amorim

Nas últimas eleições municipais tivemos uma grande substituição de nomes na Câmara Municipal de Mossoró, apenas 8 dos 21 vereadores conseguiram se reeleger, o que nos passou a impressão de que haveria “mudança” na forma como haveria de se posicionar o Poder Legislativo frente aos desafios exigidos ao cargo, o que, a essa altura, sabe-se que, infelizmente, não aconteceu.

Nessas eleições de 2020, Mossoró bateu um recorde de candidatos inscritos, 470 candidatos a vereador registraram-se na Justiça Eleitoral para disputar as 23 vagas e certamente poucos dos atuais conseguirão renovar os mandatos pelo quadro que se desenhou.

Diante desse fato, façamos uma pergunta: Qual a renovação política que a câmara municipal de Mossoró necessita?

Temos a compreensão de que não é simplesmente o fato de eleger um “nome novo” que faz a população ser bem representada no Legislativo Municipal, muitas vezes a decepção é até maior, talvez por isso, parte da sociedade esteja desacreditada dos políticos.

As últimas experiências que tivemos em Mossoró nos mostram de forma muito clara que a simples “substituição de figuras” não se traduziu em renovação do modo de fazer política (obviamente que existem as exceções), continuou-se dentro da Câmara a mesma política arcaica e clientelista, no entanto, não é para isto que existe o cargo de vereador, sobretudo em uma cidade do porte e potencial de Mossoró.

Mossoró é segunda maior cidade do Estado, com o segundo maior orçamento. Com as riquezas naturais e potencial de crescimento que temos, Mossoró pode e deve escolher melhor seus quadros para o legislativo.

Estar vereador em uma cidade do potencial de Mossoró e cumprir com altura a missão, exige bom preparo técnico. A Câmara precisa de um legislativo capacitado, de vereadores que tenham noção do que é uma Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que é um Orçamento Anual, que possam debater, de verdade, a necessidade de atualização Plano Diretor da cidade, por exemplo. Ter uma visão clara sobre a magnitude do município, pois tendo esse entendimento, sem sombra de dúvidas as suas chances de desenvolver um bom mandato serão maiores.

No mesmo sentido, ao nosso sentir, a Câmara Municipal precisa assumir, quando necessário, um papel de protagonismo no desenvolvimento local, ajudar legislando por políticas públicas mais eficientes, não fazer oposição ou situação por fazer, mas auxiliar e exigir maior capacidade de modernização da máquina pública por parte do Executivo, no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão dos recursos públicos, exigir mais transparência, mais eficiência de gestão.

O legislativo precisa ser forte e não deve ocupar papel de submissão a qualquer dos poderes! É exatamente dentro dessa lógica que a CRFB/88, ao consagrar a separação dos poderes como cláusula pétrea, os tornou independentes, porém, harmônicos entre si, é o que chamamos de “Sistema de Freios e Contrapesos”.

Em uma cidade do porte de Mossoró, ponto que precisa ser desatrelado do papel do vereador é a prática do velho sistema de assistencialismo político, este que é um problema cultural complexo, em realidade, faz dos eleitos presas fáceis de vícios sistemáticos que nem Mossoró, tão pouco o RN, aguenta mais.

Não se engane o eleitor, o vereador que se elege a sombra da política de favores, do assistencialismo, da chamada “compra de voto”, jamais terá condições de atuar de forma condizente com a função pública inerente ao cargo, uma vez que eleito, não terá a mínima condição de cumprir o “kit de promessas” feitas durante a eleição com a remuneração do cargo, daí, inevitavelmente, “venderá a sua e a dignidade do próprio cargo” a quem estiver na posição de chefe do executivo. Assim surgiram o mensalão, petrólão, rachadinha e tantas outras práticas reprováveis. 

E esse problema começa justamente agora no período eleitoral, quando muitos trocam seus votos por favores, promessas, dinheiro, benefícios pessoais, sendo certo que essa conta sempre chega após as eleições para o cidadão comum pagar, seja com mais impostos, seja com a falta do básico na UPA, na escola, na creche ou no saneamento do bairro, bem como em áreas importantes da gestão pública.

Nesse contexto, entra a necessidade de não renovar somente “os nomes”, como infelizmente tem ocorrido, é exatamente por isso que a eficiência do Legislativo Municipal continua bem abaixo da expectativa, basta ver o grau de confiança do cidadão mossoroense com seus edis.

Por fim, evitando nos prologarmos demais, concluímos na esperança de que tenhamos passado uma mensagem propositiva aos leitores deste importante e reconhecido veículo de comunicação.

*É graduado em Direito e Geografia.

Instagram: https://www.instagram.com/cesaramorimreal/?hl=pt-br

Fecebook: https://www.facebook.com/cesar.amorim.908

Twitter: https://twitter.com/CsarCarlosdeAm1

Este artigo não representa necessariamente a mesma opinião do blog. Se não concorda faça um rebatendo que publicaremos como uma segunda opinião sobre o tema.

Compartilhe:

Comments

comments

25 opiniões sobre “Qual a renovação política que a Câmara Municipal de Mossoró necessita?

  • Pingback: Qual a renovação política que a Câmara Municipal de Mossoró necessita? • Blog Potiguar

  • 11 de outubro de 2020 em 11:53
    Permalink

    Uma renovação de 100% seria o ideal, ja q os q ai estão não disseram a q vieram, são apenas sanguessugas do dinheiro público

    Resposta
  • 11 de outubro de 2020 em 12:11
    Permalink

    Ótimo texto, parabéns.
    vai demorar uns dias para termos um legislativo competente e condizente com as atribuições inerentes ao cargo de vereador.

    A cada legislarura, percebemos uma mudança de comportamento dos Edis.

    Resposta
  • 11 de outubro de 2020 em 15:34
    Permalink

    77 Allyson para Prefeito e 77177 Wilson Ferrugem Rebouças para vereador.

    Resposta
  • 11 de outubro de 2020 em 21:03
    Permalink

    O primeiro passo para a construção de uma cidade inteligente, é eleger mos candidatos inteligentes.

    Resposta
  • 12 de outubro de 2020 em 08:58
    Permalink

    Tô com coronel gomes! 45678

    Resposta
  • 12 de outubro de 2020 em 09:01
    Permalink

    Tô com coronel gomes o nome da mudança!45678

    Resposta
  • 12 de outubro de 2020 em 22:53
    Permalink

    Lawrence, 77777, agora é Mossoró!

    Experiente, qualificado e com contagem de lutar!

    Allysson Prefeito 77

    Tô Orgulhoso e Decidido.

    Resposta
    • 13 de outubro de 2020 em 15:03
      Permalink

      Tou com Alison bezerra
      E Martins Coelho

      Resposta
  • 13 de outubro de 2020 em 05:23
    Permalink

    Coronel Gomes e o nome para uma Mossoró diferente 45678

    Resposta
  • 13 de outubro de 2020 em 13:53
    Permalink

    CORONEL GOMES é o nome da mudança 45678

    Resposta
  • 13 de outubro de 2020 em 14:42
    Permalink

    Isolda de Gutenberg 13
    Ítalo 13.333

    Resposta
  • 13 de outubro de 2020 em 15:06
    Permalink

    Tou com Alison bezerra
    E Martins Coelho

    Resposta
  • 13 de outubro de 2020 em 15:15
    Permalink

    Acredito que a renovação deve ser feita de forma total. Uma das funções dos vereadores é fiscalizar, porém, basta andar por Mossoró pra ver que tal papel não vem sendo bem desempenhado. Eu acredito que, Martins Coelho que é radialista a muitas décadas e, que sempre escuta o que a população vem passando, seria um ótimo representante. Por isso, confio em Martins Coelho 2️⃣3️⃣4️⃣5️⃣6️⃣, acredito que com ele na câmara representando a população de Mossoró, nossa cidade poderá ter mais esperança.

    Resposta
  • 13 de outubro de 2020 em 16:21
    Permalink

    Tô com Martins Coelho e num abro mão 23456

    Resposta
  • 13 de outubro de 2020 em 16:24
    Permalink

    Tô com Martins Coelho e num abro mão 23456

    Resposta
  • 14 de outubro de 2020 em 13:20
    Permalink

    Álamo Duarte 20120 tem ótimas propostas

    Resposta
  • 14 de outubro de 2020 em 13:29
    Permalink

    Álamo Jackson 20120! Alison 77!

    Resposta
  • 14 de outubro de 2020 em 13:41
    Permalink

    Estou com Alamo Duarte 20120 Pra Renovar!!

    Resposta
  • 14 de outubro de 2020 em 13:45
    Permalink

    Mossoró precisa que alguém olhe para a mobilidade urbana, e mobilidade urbana não se trata apenas de tapa buracos, há muito o que ser feito, o candidato que tem todas as características para esse olhar é Álamo Duarte 2️⃣0️⃣1️⃣2️⃣0️⃣

    Resposta
  • 14 de outubro de 2020 em 13:52
    Permalink

    Vou com Álamo Duarte… 20120! Renovação com confiança!

    Resposta
  • 14 de outubro de 2020 em 17:43
    Permalink

    Como mulher a renovação que a câmara de Mossoró necessita e kerlia Alves, vereadora

    Resposta
  • 14 de outubro de 2020 em 17:45
    Permalink

    Kerlia Alves a força da mulher na câmara municipal #pqsomosdessas.

    Resposta
  • 16 de outubro de 2020 em 00:18
    Permalink

    Alamo Duarte 20120. Com boas ideias e preparo técnico. A pessoa certa para a melhoria da mobilidade urbana e também benefícios para a população.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *