Serra de São Bento tem 5,7 habitantes e sonha ter um Campus da Ufersa (Foto: Canindé Soares)

Reitora quer campus da Ufersa em cidade com 5,7 mil habitantes

Nesta terça-feira, 21, às 14h, o Conselho de Administração (CONSAD) da Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA) discute a aprovação de um campus na cidade de Serra de São Bento.

A reitora Ludmilla Carvalho Serafim quem está colocando a proposta em votação.

A ideia é criar um curso de agronomia e turismo sendo que este último já existe no Campus da UFRN em Currais Novos, que fica a 136 quilômetros de Serra de São Bento.

A proposta tem causado estranhamento na comunidade ufersiana por se tratar de uma cidade de apenas 5.870 habitantes, quando o comum é a implantação de campi universitários em cidades de maior porte, como Nova Cruz que fica na mesma região e tem 37.554 habitantes.

Nova Cruz, por sinal, já tem campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Outro ponto estranho é o fato de Serra de São Bento ser localizada na região Agreste, uma zona de influência da UFRN.

Nota do Blog: custo a acreditar que isso tenha a ver com os planos do ministro Rogério Marinho, que tem deixado alguns tratores na UFERSA antes de distribuir para os municípios. Mas a título de curiosidade dou-lhe um informação: a distância de Nova Cruz, cidade polo da região e Monte das Gameleiras (onde Rogério tem um empreendimento imobiliário beneficiado por emenda federal) é de 35,9 km (48 minutos de carro, segundo o Google) já Serra de São Bento fica a apenas 12,2 km (18 minutos, segundo o Google). Certamente a obra seria atraente para professores universitários que estariam perto do trabalho ainda que em cidades diferentes.

Comments

comments

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter