Reportagem do Blog do Barreto é citada em tese de doutorado

Reportagem do Blog do Barreto sobre acampamento urbano do MST é citada em tese de doutorado (Foto: Fernando Nicholas)

A reportagem “Por dentro do acampamento dos sem teto em Mossoró: virando os clichês pelo avesso” produzida pelo Blog do Barreto foi citada na tese de doutorado “TERRITÓRIO E TRAJETÓRIAS DE SUBALTERNIDADE EM UMA CIDADE MÉDIA: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE MOSSORÓ (RN)” escrita pelo professor Rodrigo José de Gois Queiroz.

O trabalho foi defendido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na tese Rodrigo se refere a reportagem (Pág. 241) com destaque para a luta por moradia, a influência das desigualdades sociais nas condições de habitação e a situação de empregabilidade dos sem teto.

Destarte, em 2018 o movimento sem-teto na cidade de Mossoró se apresenta de forma organizada, ocupando uma área nas margens da BR 304 nas proximidades da entrada do “conjunto Nova Mossoró”. Em reportagem, Barreto (2018)149 argumenta que se tratam de “trabalhadores braçais que vivem de “bicos”, empregadas domésticas e pessoas que fazem serviços esporádicos no comércio por hora trabalhada”, comprovando a grande dimensão da informalidade no mercado de trabalho da cidade, que se reflete nas formas de reprodução social associada a moradia. Ademais, fica nítido as desigualdades de classe herdadas no interior do processo de formação sócio-espacial dos sertões do Nordeste no âmbito das lutas subalternas por moradia na cidade de Mossoró.

Ele aponta o surgimento de um movimento de sem teto em Mossoró como um avanço na luta por moradia na cidade.

Relembre a reportagem AQUI.

Leia a tese de doutorado AQUI.

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *