Reportagem expõe como Lula interferiu na sucessão no RN para atrair MDB nacional

Lula e o PT chancelaram chapa no RN (Foto: divulgação)

Reportagem do Estadão revelou os bastidores da formação da chapa Fátima Bezerra (PT)/Walter Alves (MDB) nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte.

Como todos sabem teve influência do ex-presidente Lula.

O texto explica como e porque a vaga de vice de Fátima virou moeda de troca pelo apoio do MDB nacional que tem como pré-candidata a presidente da República a senadora Simone Tebet.

A aliança no RN atraiu o ex-senador Garibaldi Alves Filho, pai de Walter, para a defesa do apoio a Lula já no primeiro turno. Em janeiro, em entrevista ao Foro de Moscow, Garibaldi defendia a candidatura de Tebet.

Mas a chapa PT/MDB no RN mudou tudo. “Lula deu as bênçãos para o acordo em encontro com Fátima e Valter ontem, em Brasília. A articulação foi conduzida diretamente pelo ex-presidente e interlocutores petistas junto a Garibaldi, um dos maiores defensores do apoio do MDB a Lula já em primeiro turno. O Broadcast Político mostrou que ele é um dos líderes da ala emedebista contrária à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB), concentrada majoritariamente na região Nordeste”, diz a reportagem.

O texto trouxe uma declaração de Garibaldi no início do mês em que já indicava que sairia do apoio de Tebet por causa da “conjuntura local”. “Estamos diante da possibilidade de não poder cerrar fileiras em torno do nome da senadora Simone, por quem temos grande admiração. A conjuntura local deverá nos levar a outra posição política”, explicou.

O gancho da reportagem é que Lula rifou o PC do B da vaga de vice e que o desejo da governadora Fátima Bezerra era manter Antenor Roberto na função. “Mas o simbolismo cedeu lugar ao pragmatismo de Lula e seu plano de angariar apoios de partidos de centro na tentativa de retornar ao Palácio do Planalto”, explica o jornalista Bruno Luiz, que assina o material.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto