RN tem 23.730 casos confirmados de Covid-19 e registra 889 óbitos com confirmação da doença

“Mais uma vez solicitamos, quem puder, fique em casa”, reforçou coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Secretaria da SESAP-RN, Samara Pereira Dantas (Imagem: Reprodução)

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Rio Grande do Norte chegou a 23.730 e o Estado registra 889 óbitos com confirmação da doença. Os dados foram divulgados pela coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde Pública do Estado (SESAP-RN), Samara Pereira Dantas, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 26.

Segundo ela, dos 31 casos informados em relação ao boletim epidemiológico divulgado ontem, 25, onze ocorreram nas últimas 24 horas.

Os dados divulgados na coletiva informam ainda que são 31.745 casos suspeitos e 36.720 descartados.

“A situação epidemiológica demonstra que estamos realmente no pico da pandemia e é importante mencionar que a taxa de transmissibilidade hoje está em 0.76 e ela já esteve em variação de 1.5, 1.9 até 2.1 e é importante que essa taxa ela permaneça entre sete a dez dias para que a gente consiga um cenário mais favorável em relação à pandemia”, afirmou a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde, reforçando a necessidade de manter as medidas de distanciamento social. “Mais uma vez solicitamos, quem puder, fique em casa”, reforçou.

O índice de isolamento social registrado pelo Inloco, no dia de ontem, 25, foi de 39,30%.

A taxa de ocupação dos leitos críticos do SUS voltados ao tratamento de pacientes com sintomas do novo coronavírus, segundo dados do RegulaRN observados às 13h35h era de 100% no Oeste. Em Mossoró, 100% dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia e no Hospital São Luiz. Em Pau dos Ferros, o percentual de ocupação do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade também era de 100%.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde, até o próximo domingo, 28, serão abertos onze leitos de UTI e seis leitos clínicos na VI Região de Saúde, sediada em Pau dos Ferros.

Na Região Metropolitana, 96,4% dos leitos contavam com internamentos, com 100% de ocupação dos leitos do Hospital Colônia João Machado, Hospital de Campanha de Natal, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Memorial São Francisco e Hospital Rio Grande; no Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) 95% dos leitos estavam ocupados, no Hospital Municipal de Natal a taxa de ocupação era de 93,3% e no Hospital Luiz Antonio 90% dos leitos estavam ocupados.

De acordo com Samara Pereira Dantas, até o domingo, 28, 20 leitos de UTI serão abertos no Hospital João Machado.

Na região do Mato Grande, o percentual de leitos ocupados no Hospital Manoel Lucas de Miranda era de 100%.

No Seridó, a taxa de ocupação de leitos do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes era de 79,3%.

Em todo o Estado, 23 leitos críticos estavam bloqueados.

De acordo com dados observados às 13h35 no RegulaRN, 112 pessoas atendidas em unidades dos municípios aguardavam por leitos destinados ao tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19, sendo 78 a espera de leitos críticos e 34 esperando por leitos clínicos.

21 pacientes aguardavam transporte sanitário. De acordo com Samara Dantas, os pacientes a espera de transporte sanitário já estavam com a vaga garantida.

Em todo o Estado, 734 pessoas com confirmação ou suspeita do novo coronavírus estavam internadas em leitos clínicos ou críticos, de unidades públicas, privadas e filantrópicas.

 

Dados observados às 13h35 desta sexta-feira, 26 (Fonte: RegulaRN – SESAP – LAIS)
Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *