Rogério Marinho é eleito vice-presidente da CPI da FIFA

Rogério na CPI da Fifa

A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (29) a comissão parlamentar de inquérito para investigar as denúncias de crimes cometidos por dirigentes da Fifa, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Três tucanos são integrantes titulares:  Otavio Leite (RJ), Silvio Torres (SP) e Rogério Marinho (RN), este último escolhido como vice-presidente do colegiado.
Investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para a existência de um esquema mundial de propinas e subornos relativo a comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol. Juntamente com outros seis cartolas, o cartola brasileiro foi detido em maio do ano passado na Suíça, mas hoje cumpre prisão domiciliar em Nova York.
“Vamos nos debruçar sobre os fatos divulgados e a implicação de tudo isso no futebol brasileiro. Vamos fazer nosso trabalho no sentido de modernizar, qualificar e dar maior transparência ao nosso futebol”, disse Rogério Marinho.
Os deputados Laudivio Carvalho (SD-MG) e Fernando Monteiro (PP-PE) foram eleitos presidente e relator da CPI, respectivamente. A comissão terá prazo de 120 dias para investigar acusações de fraude, suborno e formação de quadrilha pelos dirigentes.
A CPI é composta por 28 integrantes titulares e mesmo número de suplentes, indicados pelos líderes partidários. No Senado, já funciona uma CPI, criada no ano passado, destinada a investigar a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (COL).

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto