Rosalba aposta no antipetismo para se blindar

Rosalba tem no antipetismo um trunfo na guerra de narrativas (Foto: autor não identificado)

A situação da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) em relação aos problemas com a covid-19 é muito cômoda. Se acontecer algo de positivo ela tenta capitalizar como na última quinta-feira quando deu entrevista ao Bom Dia RN dizendo que graças a ela saíram os leitos do Hospital São Luiz.

A declaração foi prontamente desmentida pelo promotor da saúde Rodrigo Pessoa em entrevista ao Blog do Barreto, diga-se de passagem.

Se tudo der errado a prefeita jogará a culpa na governadora Fátima Bezerra (PT). Rosalba sabe que tem um bom espantalho a seu favor: o antipetismo predominante na classe média local.

As últimas declarações e movimentos da mídia rosalbista indicam isso. A ideia é mostrar que a prefeita tem feito de tudo para proteger os mossoroenses e a governadora tem sido negligente e virado as costas para Mossoró.

A realidade mostra que nem uma coisa nem outra. As medidas tomadas por ambas gestoras são bem semelhantes, mas aposta será no antipetismo visceral.

O colapso do sistema de saúde provocado pela covid-19 é uma realidade. A prefeita sabe disso e duas movimentações dela indicam a estratégia: 1) dizer na Intertv que a cidade só terá problemas por causa dos pacientes que virão das cidades vizinhas jogando a culpa na governadora; 2) a ampliação do Cemitério Novo Tempo.

No momento em que finalizo este texto sou informado que já não existem mais vagas nos leitos do Hospital São Luiz que foi instalado graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Ministério Público, Governo do Estado e Prefeitura de Mossoró. Isso mostra que o quadro de crescimento da covid-19 aqui é preocupante.

A prefeita joga com o antipetismo na manga. Sabe que qualquer versão que for espalhada contra a governadora cola e é abraçada integralmente pela classe média conservadora e barulhenta das redes sociais de Mossoró.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto