Styvenson candidato aumenta probabilidade de segundo turno (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Styvenson candidato coloca disputa pelo Governo no rumo do segundo turno

O senador Styvenson Valentim (Podemos) segue fazendo mistério em relação a sua candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte mesmo sem se lançar oficialmente na disputa, ele ficou numericamente 0,5 ponto percentual a frente do candidatíssimo Fábio Dantas (SD) que deita e rola na mídia natalense todas as semanas.

Em junho a governadora Fátima Bezerra (PT) teve uma maioria de 6,4 pontos percentuais sobre a soma dos adversários. Com Styvenson entrando de vez na disputa a tendência é que ele cresça e essa possibilidade de vitória de Fátima no primeiro turno diminua.

Na pesquisa Data Vero, a única realizada este mês com cenários com e sem Styvenson, ficou caro que sem o senador os votos dele se espalham sendo que a maior parte dos seus 11,73% vão para branco/nulos.

Ninguém/branco/nulo soma 19,68% com Styvenson e sem ele sobe para 24,78%, enquanto não sabe/não respondeu sai de 15,77% para 17,96%. É justamente esse crescimento dos votos inválidos que facilita uma vitória de Fátima no primeiro turno. A presença de Styvenson dificulta mais as coisas para a petista.

Com Styvenson, nesta pesquisa, Fátima tem maioria de 21 pontos percentuais sobre a soma dos adversários, diga-se de passagem, a maior já registrada pelos institutos. Sem ele a vantagem 27,5.

Styvenson candidato ao Governo e com viés de crescimento indicará uma eleição mais disputada e é uma péssima notícia principalmente para Fábio Dantas que passa a correr risco de ficar fora de um segundo turno, se houver.

 

Comments

comments

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter