Vinte e nove cidades do RN têm mais eleitores que habitantes. É quase o dobro do registrado em 2018

Severiano Melo tem três vezes mais eleitores que moradores (Foto: reprodução/Imagem de Satélite)

Uma forma de manter os vínculos afetivos com a cidade onde nasceu e a família permanece. Ajudar um amigo que vai ser candidato ou fortalecer o grupo político que integra.

Pode ser também o mais puro desleixo para outros.

Viver numa cidade e votar em outra é um fenômeno comum no Brasil, mas há casos em que o exagero salta aos olhos.

No Rio Grande do Norte 29 cidades possuem mais eleitores que moradores. O caso que mais chama atenção é Severiano Melo, cidade do Oeste Potiguar. O Município tem três vezes mais pessoas aptas a votar do que gente vivendo na cidade.

Ou seja: quem decide o nome do próximo prefeito de Severiano Melo são pessoas que sequer vivem na cidade e por lá vão de vez em quando.

São 2.088 pessoas morando por lá contra 6.482 eleitores, sendo 4.394 pessoas que moram fora e votam em Severiano Melo. Esses números não sugerem grandes abstenções. Nas eleições de 2016, 13,03% dos votantes faltou, um índice menor do que o apresentado em Mossoró quando 13,59% não compareceram as urnas naquele mesmo ano, por exemplo.

Tamanha distorção reproduz curiosidades. O segundo colocado nas eleições de 2016, Jacinto, recebeu mais votos do que o número de moradores de Severiano Melo: 2.949.

Mas a abstenção pode ser maior em eleições estaduais tendo em vista que em 2018 foi de 17,06% no primeiro turno em 2018. Mas esse percentual ficou muito próximo em todo o Estado (17,12%).

Falando em 2018, eram 16 municípios (AQUI) com mais eleitores que habitantes há dois anos. De lá para cá o fenômeno quase dobrou chegando a 30. Isso significa que 18% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte têm mais pessoas aptas a votar do que moradores.

Esse crescimento não é um fato isolado. Entre 2008 e 2018 o Brasil saiu de 90 municípios com mais eleitores que moradores para 308 (ver AQUI).

Por curiosidade na fonte checada pelo Blog (ver AQUI) Severiano Melo já era destaque há 12 anos.

Quer saber quais são os 29 municípios potiguares com mais eleitores que moradores? Clique AQUI e confira a lista.

Compartilhe:

Comments

comments

2 opiniões sobre “Vinte e nove cidades do RN têm mais eleitores que habitantes. É quase o dobro do registrado em 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *