Você é cristão? Já arrastou Jesus hoje ou continua a reclamar duma ação cultural como blasfêmia?

Desfile de escola da escola de samba Gaviões da Fiel realizado há dois anos ainda é alvo de debate (Foto: reprodução)

Por Tales Augusto

Passei boa parte do ano de 2020 para 2021 vendo pessoas postarem que a Pandemia seria um castigo divino (sou Cristão e também Historiador), especialmente os cristãos, estes católicos e evangélicos.

Todavia, acho estranho que num planeta como o nosso com população caminhando para os 8.000.000.000 bilhões de habitantes, sendo que na totalidade deste número, os cristãos não são nem de perto a metade. Como ainda pensamos que tudo gira em torno da Fé?

Costumo falar com meus alunos que em sala de aula não posso agir como prosélito de qualquer denominação, exercendo a docência, lá estou como cientista social e não como doutrinador como sou na Igreja, seja na Liturgia que costumo participar ou ainda quando exercia a doutrinação sendo Catequista da Primeira Eucaristia e Crisma. Religião é doutrinação, sempre foi desde os primórdios.

É interessante, essa semana passada mesmo falei com meus alunos sobre a Idade Média (terceiros anos do IFRN Campus Apodi) . Para muitos a Idade das Trevas e para mim, Idade das Fés, onde na Europa, o ditame girava entorno da Igreja Católica Apostólica Romana. E como ela exercia seu poder em todas as esferas da vida medieval, desde antes do nascimento, até posterior a morte.

Usei duas imagens para este texto, a primeira onde cristãos numa Marcha para Jesus faziam arminhas e na outra o Jesus arrastado na avenida no carnaval de 2019.

Ora, a liberdade poética foi desrespeitada em relação ao Cristo sendo arrastado? Estranho. Pois ele diariamente é arrastado. Pessoas em situação de rua abandonados, pessoas sem ter o que comer, beber e sem ao menos pensarmos no Próximo como nosso Irmão. O “Amai ao Teu Próximo como a ti mesmo” mais parece um conto de fadas, um verdadeiro mito. Já pararam para pensar que eu e todos vocês arrastamos o Cristo real, que habita no nosso irmão? Os

Por outro lado, como ficam os Cristãos que dizem que “Bandido bom é bandido morto?” e que fazem arminhas nas Igrejas? Independe de ser católica ou não. Esquecem que o Cristo morreu na Cruz, antes torturado e vocês apóiam a tortura? Arrastando mais um vez Jesus? Ou ele não está em todas as criaturas criadas por Deus? Aliás, escolhem as passagens bíblicas que lhes convém? Rasgam o livro que dizem acreditar?

Por favor, depois mandem-me uma Bíblia com passagens que Jesus apoiou a tortura, o preconceito, o desprezo. Peço de coração, pois se me mostrarem, pode ser que eu defenda isso. A minha é Pastoral, já tenho tem mais de uma década, nela, Jesus vivia entre a ralé da sociedade judaica, agora inclusive nós sábados, que para os Judeus deve ser guardado. Lembram que Jesus estava entre os lazarentos, deficientes variados como cegos, foi até comer junto a Zaquel, sentou com a samaritana e conversou, são tantos relatos dele com o lixo da sociedade que me pergunto. Vocês crêem mesmo em Jesus.

Provavelmente se me derem uma nova Bíblia que dê apoio a torturador, a agressor de mulheres, a não ajudar quem precisa e se negar a ajudar, posso mudar.

Por acaso o “tive sede e me deste de beber, tive fome e me deste de comer estava nu e me vestiu, estava no estrangeiro e me acolheu…” não está na Bíblia de vocês?

Ao invés de agirem como algozes, julgando e sentenciando os outros, que tal mais AME AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO? É difícil viver numa contemporaneidade que as pessoas mais parecem medievais.

Durante a Idade Média, mataram judeus acusando-os de serem responsáveis pela Peste Negra. Vocês acreditam mesmo que Deus “”cancelou (palavra hoje em moda)” o carnaval? Acreditam como uma pessoa postou no meu Facebook, que Deus matou os mais de 2.500.000 por serem infiéis? Tipo como em Sodoma e Gomorra que de acordo com a Bíblia, não havia um justo?

Entendam, toda religião deve ser usada para o bem, se não for para o bem, não é religião, mas seitas, seitas que não aceitam o contraditório.

Certa vez li e infelizmente concordo, SE MATA MAIS EM NOME DE DEUS (usam já verdade o nome d’Ele), QUE JO NOME DO DEMÔNIO.

Estranho o que irei falar, mas conheço ateus com ações mais cristãs que muitos que estão em Igrejas e Templos, inclusive nem mais que eu. Pessoas que enxergam o humano no outro, que não perguntam se você acredita ou não em um Deus, valorizam a vida, o amor, ajudam sem condenar. Não vejo diferença entre fariseus e muitos “cristãos” hoje!

Observação: sabiam que no desfile Jesus vence o demônio? Mas parece que entre os cristãos o demônio venceu, o ódio de muitos derrotou o Amor que Jesus pregou a todos.

*É Cristão e Historiador

Este artigo não representa necessariamente a mesma opinião do blog. Se não concorda faça um rebatendo que publicaremos como uma segunda opinião sobre o tema.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto