Zenaide Maia se diferencia na bancada potiguar na Câmara Federal

Deputada Zenaide Maia (1)

Ela não faz um mandato brilhante. Difícil saber quais os projetos da discretíssima deputada federal Zenaide Maia (PR).

Mas sem dar declarações importantes ela faz um silencioso barulho na bancada federal potiguar e vai ganhando admiradores e gerando desconfianças. Admiração por votar sempre contra a agenda neoliberal do presidente Michel Temer. Desconfiança dos que pensam que ela age assim pensando na reeleição. E se tivesse? Não tem nada demais. O que chama atenção é o fato dela sempre seguir uma pauta mais a esquerda mesmo estando num dos partidos do famigerado “centrão”.

Zenaide vem desde o início do mandato votando à esquerda. No começo achou-se que seria por ela ser de um partido aliado ao PT. Quando o PR fechou com o impeachment de Dilma Rousseff ela foi contra. Foi acusada de se posicionar assim em troca da ida do irmão dela João Maia, ex-deputado federal, para a vice-presidência do Banco do Brasil. Ela chegou a ser ameaçada de expulsão do partido, mas segue no PR.

Enquanto deputados que foram contra o impeachment como Leonardo Puccianni ganharam ministério (no caso a pasta dos esportes), Zenaide seguiu na oposição.

Foi a única deputada potiguar a votar contra o pacote que congela os gastos públicos por 20 anos. Não precisou ser pressionada nas redes sociais para dizer que é contra a reforma da previdência. Ela votou contra a lei das terceirizações e ontem mais uma vez foi a única integrante da bancada potiguar que ajudou a derrubar a proposta que liberava a cobrança de mensalidades em universidades públicas. Ela também já mandou avisar que é contra a perda de direitos trabalhistas tramada pelo presidente Michel Temer.

O que pouca gente sabe é que Zenaide Maia, embora seja irmão do ex-deputado João Maia, é casada com o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado por tabela ela é cunhada do vereador Fernando Lucena (PT), um nome próximo a extrema esquerda.

A deputada hoje é rompida politicamente com o irmão e hoje caminha para acompanhar o marido Jaime Calado na transferência em negociação com o Solidariedade do deputado estadual Kelps Lima (SD).

A parlamentar vai conseguindo conquistar simpatias nas camadas mais à esquerda do Rio Grande do Norte.

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *