O atraso no pagamento de médicos contratados por uma empresa terceirizada estaria comprometendo a realização de atendimentos domiciliares na zona rural de Mossoró. A denúncia foi recebida pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), que afirma que profissionais estão há mais de três meses sem receber.
Segundo o Sindicato, a situação já provocou a suspensão de visitas domiciliares realizadas por médicos da atenção básica na comunidade rural de Lagoinha. Entre os pacientes afetados estão pessoas com deficiência e crianças que necessitam de cuidados especiais e têm dificuldades para se deslocar até unidades de saúde.
De acordo com a denúncia encaminhada ao Sinmed, médicos que há mais de um ano realizavam esse tipo de assistência na zona rural começaram a suspender os atendimentos diante da falta de pagamento.
O caso chegou ao Sindicato por meio do pai de uma criança com deficiência que recebia acompanhamento médico em casa. Conforme o relato, a família elogia a assistência prestada pelo profissional responsável pelo acompanhamento da criança, mas as visitas foram interrompidas em razão da ausência de pagamento pela empresa responsável pela contratação.
O presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, afirmou que o problema demonstra como atrasos na remuneração dos profissionais podem repercutir diretamente no atendimento à população.
Para o Sindicato, a situação é especialmente preocupante no caso de pacientes que possuem limitações de mobilidade e dependem da assistência domiciliar para manter o acompanhamento médico.
Diante da denúncia, o Sinmed RN informou que encaminhou ofícios à Prefeitura de Mossoró e à empresa terceirizada responsável pela contratação dos médicos. A entidade cobra a quitação dos valores em atraso e o restabelecimento das visitas domiciliares.
O Sindicato afirma que continuará acompanhando o caso e aguarda manifestação da Prefeitura e da empresa responsável pelos contratos dos profissionais.
