Metrópoles confirma que Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após derrota para Lula

Foto: Vermelho Org

O portal Metrópoles confirmou, na tarde desta terça-feira (27), que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deixou o Brasil com destino aos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela coluna Grande Angular, das jornalistas Isadora Teixeira e Lilian Tahan, após confirmação de pessoas próximas à família do parlamentar.

Segundo a publicação, Flávio embarcou em uma aeronave que estava em voo no momento da divulgação da notícia. O destino seria o estado da Flórida, nos Estados Unidos.

A fuga acontece dois dias após o senador ser derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, realizado no domingo (25).

Flávio estava desaparecido desde a manhã desta terça-feira. Seu último contato conhecido ocorreu por volta das 8h, quando enviou uma mensagem ao senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador de sua campanha presidencial.

Na conversa, o filho de Jair Bolsonaro afirmou que estava “esfriando a cabeça”, mas não respondeu ao questionamento sobre uma possível saída do Brasil.

Fuga após decisão de Moraes

A saída do país ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar, na segunda-feira (26), a entrega dos passaportes de Flávio Bolsonaro à Polícia Federal e proibir o parlamentar de deixar o território nacional.

O senador tinha até esta terça-feira para cumprir a determinação judicial, mas não entregou os documentos dentro do prazo estabelecido. Diante do descumprimento, a Polícia Federal cancelou seus passaportes.

Flávio é investigado por suspeita de lavagem de dinheiro em um procedimento que também envolve o advogado Willer Tomaz, seu amigo e aliado. A investigação apura supostas irregularidades financeiras relacionadas a negócios no setor de apostas.

Ainda na manhã desta terça-feira, informações divulgadas pela imprensa argentina apontavam que o senador poderia ter atravessado a fronteira com a Argentina para embarcar em um avião particular rumo aos Estados Unidos. Na ocasião, Rogério Marinho negou que Flávio tivesse deixado o Brasil.

A confirmação publicada posteriormente pelo Metrópoles, com base em fontes próximas à família, contrariou a versão apresentada inicialmente pelos aliados.

Em outra reportagem publicada nesta terça-feira, o portal informou que Flávio viajou acompanhado da esposa e das duas filhas e pretende solicitar asilo político ao governo de Donald Trump.

Apesar das informações divulgadas pelo Metrópoles, até a publicação dessas reportagens não havia confirmação oficial das autoridades migratórias sobre a saída do senador do território brasileiro.