O Governo do Rio Grande do Norte confirmou apoio à realização da Festa de Santa Luzia e do seu tradicional Oratório, em Mossoró. Durante reunião nesta terça-feira (25) com representantes da organização do evento religioso, a governadora Fátima Bezerra também garantiu o suporte de segurança para os festejos.
Realizada entre 1º e 13 de dezembro nos arredores da Catedral de Santa Luzia, a Festa de Santa Luzia reúne uma diversa programação religiosa e cultural. O evento mobiliza moradores de Mossoró, fiéis de diversos municípios potiguares e visitantes de vários estados do Nordeste.
A governadora confirmou o apoio para o festejo e a presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros durante a programação. “O Governo do Estado sente-se muito honrado em fazer parte dessa jornada, dada a importância que ela tem do ponto de vista da nossa tradição e da nossa fé. Quero reafirmar que temos toda a disposição e faremos todo o esforço possível para contribuir”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
O Oratório é encenado anualmente durante os festejos da padroeira de Mossoró. O espetáculo reúne atores, figurinistas e técnicos locais para apresentar a história do martírio de Santa Luzia.
Em 2021, a encenação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte. A produção é realizada pela Paróquia de Santa Luzia.
O lançamento oficial da Festa de Santa Luzia está previsto para setembro. A programação de 2026 terá como tema “Jesus olhando para ele, o amou…” (Mc 10,21).
O pároco da Catedral de Santa Luzia, padre Antoniel Alves, destacou a importância do apoio estadual. “É um dos eventos de caráter religioso e cultural de maior dimensão não só do Rio Grande do Norte, mas do Nordeste e de todo o Brasil”, disse.
A edição de 2025 reuniu 422 mil pessoas durante os 13 dias de programação, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró.
A procissão de Santa Luzia, realizada em 13 de dezembro, reuniu 165 mil pessoas, de acordo com o levantamento. O Oratório recebeu cerca de 60 mil visitantes, enquanto cavalgadas e pedaladas somaram quase 40 mil participantes.
A reunião teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Rosado Neto; da secretária de Cultura, Mary Land Brito; do secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, e do comandante do Corpo de Bombeiros, Luiz Monteiro da Silva Júnior; além do diretor-presidente da Fundação José Augusto, Gilson Matias; do representante do conselho de assuntos econômicos da catedral, Dr. Alexandre Fernandes; e do produtor do Oratório, Jocelito Barbosa.
