Por Luísa Martins e Ana Pompeu, da Folhapress
O ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), bloqueou o ministro Gilmar Mendes no WhatsApp depois de uma série de mensagens em que o decano cobra que ele “assuma que está ferrado”.
As conversas, reveladas pelo portal Metrópoles e confirmadas pela Folha, ocorreram na semana passada. Gilmar também teve uma discussão pelo aplicativo com o ministro Luiz Fux, de quem cobrou “postura institucional”.
“Assumam q (sic) estão ferrados e saiam dos processos. Abram as contas”, escreveu Gilmar, em referência a notícias do caso Master envolvendo Kevin Marques, filho de Kassio, e Rodrigo Fux, filho de Fux. O decano defendia que ambos se declarassem suspeitos para a sessão desta terça-feira (15).
Kassio respondeu: “Me respeite Gilmar. Isso não é postura”. Gilmar rebateu: “Não julguem porra. Não respeito a quem nao (sic) se daH (sic) respeito”. Ele disse que o colega também deveria sair da presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
“Então não me tecle pois não falo com quem não me respeita”, disse Kassio. Gilmar pediu novamente que ele “abrisse suas contas” antes de julgar qualquer processo sobre o Master na Segunda Turma. “Abro com o maior prazer. Há 15 anos que presto contas de tudo.”

Gilmar seguiu dizendo que a família de Kassio estava envolvida em tramoias. Depois disso, o decano foi bloqueado. Na sessão desta terça, o presidente do TSE de fato se declarou impedido de julgar os elos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro com o ministro Alexandre de Moraes.
Quanto a Fux, as mensagens de Gilmar tinham como contexto o julgamento em que a Segunda Turma formou maioria para manter a ordem de André Mendonça que afastou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, decisão depois revertida pelo ministro Flávio Dino.
O decano, que pediu vista logo que a sessão virtual abriu, acusa Fux de ter combinado com Kassio a antecipação dos votos, cerca de sete minutos depois. “Isto revela qq (sic) coisa menos postura institucional. Espero que nao (sic) se repita”, disse Gilmar.
Fux respondeu que Gilmar poderia dizer “espero que não se repita” para quem quisesse, mas não para ele. “Ninguém nesse mundo diz pra mim como agir”, disse ele, desejando em seguida que o colega tivesse uma boa noite.
“Fux, soh (sic) cuide de atuar como Presidente da turma”, recomendou Gilmar. A resposta foi: “Bom Dia. Cuide de não encher meu saco!”.
